Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ainda é seguro deixar o dinheiro em bancos digitais?

Os bancos digitais se tornaram populares nos últimos anos e, atualmente, existem inúmeras instituições financeiras do tipo. A diferença deles para os bancos tradicionais é que, além de menos burocráticos, não possuem agências físicas. 

Entendendo algumas das diferenças entre esses bancos e os tradicionais, será que ainda é seguro deixar o dinheiro em bancos digitais? Pensando nisso, separamos este conteúdo para falar sobre isso abordando alguns dos benefícios dos bancos digitais. Confira!

Como funcionam estes bancos?

Com todos indo cada vez mais em busca de praticidade, os bancos digitais vieram com a promessa de resolver as transações financeiras em poucos cliques. Isso faz com que os bancos digitais ganhem, diariamente, mais clientes.

Eles geralmente oferecem os mesmos serviços que os tradicionais, como contas correntes, cartões de crédito e débito, empréstimos, investimentos, transferências e pagamento de contas.

A maior diferença costuma ser tanto na velocidade e na comodidade – pois as contas são abertas direto pelo aplicativo – quanto nas taxas.

Com isso, além de não precisar ir até uma agência, os bancos digitais oferecem cartões de crédito e contas correntes sem a cobrança de taxas – algo geralmente cobrado nos bancos tradicionais. 

É seguro deixar o dinheiro em bancos digitais? 

Para começar, é fato que, assim como os tradicionais, eles são regulamentados e precisam seguir certas normas. Isso serve para garantir, principalmente, a segurança dos usuários. 

Ainda assim, os riscos mais prováveis ao guardar dinheiro em bancos digitais estão relacionados a ataques cibernéticos, roubo de identidades ou fraudes que acontecem online.

Além disso, uma instabilidade no sistema pode comprometer todo o acesso, algo que em agências físicas é mais difícil de acontecer. No entanto, no fim das contas, não existe muita diferença.

Qualquer banco, seja digital ou físico, está sujeito a algum problema, na mesma medida que, diariamente, as instituições trabalham para garantir a segurança dos seus usuários. Essa segurança tem mais a ver com o trabalho realizado do que com o fato de ter ou não uma agência física. 

Imagem: Kah Santos / Shutterstock – Edição: SeuCréditoDigital