Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ainda em crise, Americanas encerra atividades da Submarino e Shoptime

A varejista Americanas unifica marcas e encerra Shoptime e Submarino em meio à crise. Saiba mais informações!

A Americanas S.A. anunciou a fusão de suas marcas Shoptime e Submarino com sua principal plataforma de comércio eletrônico. Esta decisão marca o fim da operação independente das duas marcas, que agora estão sob o guarda-chuva da Americanas.

Assim, este movimento ocorre em meio a investigações de uma fraude contábil que sacudiu a empresa, envolvendo cifras que alcançam os R$ 25,2 bilhões. Continue a leitura para mais informações!

Americanas encerra Submarino e Shoptime

Mão de uma pessoa segurando celular que mostra o logotipo da Americanas. Ao fundo, aparece uma tela de computador, desfocada, mostrando uma página do marketplace da varejista.
Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com

A fusão vem em um momento crítico, em que a varejista busca fortalecer e consolidar sua presença no setor digital, centralizando seus recursos e capacidades sob uma única marca. Segundo comunicado da empresa, esta estratégia acelerará o plano de transformação e foco na digitalização, visando oferecer uma experiência de compra aprimorada aos seus consumidores.

Ainda, a nota da Americanas ainda diz que essa integração acelera seu plano de transformação e foco. Logo, isso proporciona novas oportunidades para clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e investidores.

Saiba mais sobre a fraude contábil

Ademais, a Americanas está sendo investigada pela Polícia Federal (PF) por fraude contábil. De acordo com as investigações, o esquema começou há mais de dez anos e se transformou em uma “bola de neve”, alcançando um valor total de R$ 25,2 bilhões.

Essa estimativa baseia-se na colaboração premiada de dois ex-executivos do grupo. São eles Marcelo Nunes, ex-diretor financeiro, e Flávia Carneiro, ex-superintendente de Controladoria da B2W e, posteriormente, também da varejista.

A história das marcas Shoptime e Submarino

Aliás, Shoptime e Submarino são nomes consolidados no e-commerce brasileiro. Fundado em 1991, o Shoptime foi pioneiro no formato de vendas via televisão antes de expandir para o comércio eletrônico. Por sua vez, o Submarino, lançado em 1999, rapidamente se estabeleceu como uma das principais lojas online do país, oferecendo uma vasta gama de produtos de tecnologia e entretenimento.

Veja também:

Péssima notícia para donos de cartão Mastercard; importante benefício é limitado

Por fim, a aquisição destas marcas pela Americanas S.A., anunciada respectivamente em 2005 e 2006, foi uma aposta na expansão da atuação no varejo digital, culminando agora na total integração das operações.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com