Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ainda é possível usar a estratégia da contribuição única?

Estratégia da contribuição única: ainda é possível usufruir dela? Descubra.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar sobre a estratégia da contribuição única? Ela era utilizada em alguns benefícios do INSS, a fim de aumentar o valor de uma aposentadoria de um salário mínimo para 60% do teto do INSS, com apenas uma contribuição. Isso era possível desde que a pessoa em questão tivesse 180 meses e 15 anos de contribuição. Mas será que esse tipo de estratégia ainda é possível hoje em dia?

Estratégia da contribuição única: ainda é possível usufruir dela?

Portanto, em primeiro lugar, é preciso dizer que a contribuição única não é mais possível. Isso porque o governo federal encerrou essa possibilidade há pouco tempo. De fato, a partir de maio de 2022, a Lei n. 14.331 acabou com a possibilidade da contribuição única ao trazer de volta o chamado divisor mínimo. Dessa forma, todas as aposentadorias do INSS passam a contar com a aplicação de um divisor mínimo em suas fórmulas de cálculo.

Mas, algo que precisa ser dito é que, para algumas pessoas, essa ainda é uma opção válida. Se você fez seu pedido de aposentadoria até o dia 4 de maio de 2022, e já tinha atingido o tempo mínimo de contribuição na data, ainda é possível fazer uso dessa estratégia.

Nesse caso, o INSS considera apenas os valores de contribuição realizados após julho de 1994. Então, mesmo que você tenha contribuído com valores baixos neste período, não faz diferença. Essas contribuições não entram na contagem. Na prática, isso aumentava consideravelmente as chances de uma aposentadoria de maior valor.

Ou seja, se o instituto conceder seu pedido até esta data, o “milagre” deve ter aplicação aceita. Mas, em caso de dúvidas, procure um advogado ou um especialista no assunto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.