Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível parcelar a contribuição do Imposto de Renda? Qual o prazo?

0

Por conta da extensão no prazo de entrega, os contribuintes têm até o dia 31 de maio de 2022 para enviar a declaração do Imposto de Renda (IR). Em certos casos, o valor a ser pago para a Receita Federal pode ser alto para algumas coisas, ainda mais pensando em um orçamento de quem não se organizou nos meses anteriores.

Diante disso, será que é possível parcelar o Imposto de Renda? Qual o prazo de pagamento? Há incidência de juros? Abaixo, confira todas as respostas.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: quem caiu na malha fina em anos anteriores já pode consultar restituição

Quanto o vencedor do BBB vai pagar Imposto de Renda?

É possível parcelar a contribuição do Imposto de Renda? Qual o prazo?

Em suma, a Receita Federal permite o parcelamento do Imposto de Renda cujo o valor a pagar ultrapasse R$ 100. Entretanto, é necessário que cada parcela seja de R$ 50 ou mais.

Além disso, se o contribuinte escolher doar uma parte do Imposto de Renda para as entidades associadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Conselho do Idoso, o valor da doação deve ser pago de uma só vez. O pagamento se dá por meio do Documento de Arrecadação Federal (Darf).

Ademais, vale ressaltar que, na primeira parcela que deve ser paga até o dia 31 de maio, o contribuinte não tem a cobrança de juros. Já na segunda parcela do Imposto de Renda, o juros cobrado é de 1% sobre o valor da primeira parcela.

Ademais, da terceira mensalidade em diante do Imposto de Renda acontece a incidência de 1% de juro. Somado a isso, há a variação mensal da taxa Selic acumulada a partir do mês de maio, até o mês anterior ao de vencimento da quota em questão.

Entretanto, é necessário se atentar, pois caso o pagamento da parcela do Imposto de Renda aconteça com atraso, o valor do tributo terá uma multa de 0,33% ao dia, se limitando a 20% sobre o valor da parcela.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar