Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ainda vale a pena viajar para a Argentina?

Entenda se, com as mudanças que ocorrem na economia da Argentina, ainda vale a pena viajar para o país e se a nossa moeda é valorizada lá.

O cenário econômico da Argentina vive um momento de grandes transformações. Recentemente, o governo de Javier Milei anunciou um conjunto de medidas para lidar com a crise econômica do país. Essas ações envolvem a desvalorização do câmbio em uma porcentagem significativa de 54%, que altera a cotação para 800 pesos por dólar. Então, será que ainda vale a pena viajar para o país?

Com a desvalorização do peso, outras moedas se tornam mais valiosas no comércio argentino, o que pode tornar os produtos locais mais atraentes para consumidores estrangeiros. Isso pode promover um aumento no fluxo de turistas ao país.

Viajar para a argentina ainda é vantajoso?

Para avaliar se viajar para a Argentina ainda é vantajoso, é necessário analisar alguns pontos. O país possui diversas moedas de conversão, dependendo do setor. Dentre elas, estão o dólar comercial, o dólar paralelo e o dólar turismo, além de moedas específicas para diferentes setores, como “vinho”, “trigo” e “Bolsa”.

Trecho aéreo no Brasil
Imagem: 06photo / Shutterstock.com

Com a desvalorização do câmbio oficial, o real se torna mais competitivo na região, favorecendo a visita de brasileiros à Argentina. No entanto, os turistas devem estar atentos para conseguir uma cotação vantajosa. Apesar do real ganhar força frente ao peso argentino, é preciso estar atento a possíveis armadilhas

Quais cuidados os turistas brasileiros devem tomar?

Produtos argentinos podem ficar mais atraentes com a desvalorização de sua moeda quando convertidos em moedas mais fortes, como dólar, euro e real. No entanto, é preciso lembrar que o uso do cartão de crédito no país pode ser arriscado por representar uma cotação mais alta em relação ao câmbio paralelo e pela cobrança de IOF de 6,38%.

Ainda assim, muitos brasileiros estão considerando a Argentina como destino de viagem em 2024. De acordo com um levantamento do Airbnb, Buenos Aires foi a cidade mais pesquisada pelos brasileiros que planejam viajar para fora do país neste ano. 

Veja também:

Dinheiro da nota fiscal liberado: veja se você está na lista para receber

Além disso, no primeiro trimestre de 2023, a Argentina registrou um aumento significativo no número de turistas estrangeiros, com quase o dobro de visitantes em comparação com o mesmo período em 2022.

Imagem: rarrarorro / Shutterstock.com