Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alemanha afirma que vai doar mais de 200 milhões de euros para o Brasil; entenda

Saiba por que a Alemanha vai doar mais de 200 milhões de euros para o Brasil e confira quais serão as iniciativas contempladas.

Nesta segunda-feira (30), a Alemanha anunciou que vai doar cerca de 200 milhões de euros ao Brasil para ações ambientais. O anúncio aconteceu hoje, em Brasília, depois de uma reunião entre a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ministra da Cooperação da Alemanha, Svenja Schulze. 

Vale destacar que o recurso será destinado, de acordo com o anúncio, para diferentes iniciativas, todas ambientais. Desde que assumiu o cargo, Marina Silva destacou que o Brasil precisaria de parcerias para reconstruir a proteção ao meio ambiente. 

Para onde vai o valor da Alemanha? 

Primeiramente, segundo o anúncio, 203 milhões de euros serão para diferentes iniciativas ambientais, como:

  • a consultoria e incentivo de energias renováveis, tanto na indústria, como no transporte, receberá 5,37 milhões de euros;
  • 80 milhões de euros serão para empréstimos a juros reduzidos;
  • o Fundo Amazônia receberá 35 milhões de euros;
  • o apoio de cadeias de abastecimento sustentável contará com um investimento de 9 milhões de euros;
  • 29,5 milhões de euros vão para um Fundo Garantidor de Eficiência Energética para as pequenas e médias empresas;
  • as áreas degradadas receberão 13,1 milhões em recursos para o reflorestamento;
  • os estados da Amazônia receberão 31 milhões de euros para implementar medidas mais eficazes de proteção florestal. 

Meio ambiente como prioridade

Desde que assumiu o Ministério do Meio Ambiente, em 4 de janeiro, Marina Silva destacou que a política ambiental será prioridade não só do ministério, mas do governo.

Além disso, a ministra citou a criação de novas secretarias e a retomada de medidas que visam a proteção das florestas e da biodiversidade do país.

Uma das primeiras ações de Marina após assumir o cargo foi mudar o nome da pasta para Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Isso porque, para a ministra, a mudança de clima é um dos maiores desafios globais da atualidade. 

Imagem: reprodução | Ricardo Stuckert (Instagram/ @lulaoficial)