Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta aos desempregados: novo golpe do WhatsApp visa você como alvo

Alerta aos desempregados: entenda como funciona o novo golpe do WhatsApp e saiba como se proteger. Conheça os métodos dos criminosos!

A plataforma de mensagens WhatsApp, cada vez mais, vem se tornando um cenário perigoso, em que os usuários ficam propensos a cair em golpes. Um novo método busca atrair brasileiros desempregados para serem vítimas. Assim, os criminosos usam a expectativa de uma oferta de emprego para fazer as pessoas caírem em uma cilada.

Vamos discorrer sobre esse método de atuação dos criminosos que utilizam dessa vulnerabilidade para aplicar seus golpes. Além disso, vamos ensinar como se proteger de tal fraude. Confira!

Por que o WhatsApp é tão utilizado para práticas criminosas?

Imagem de um homem encapuzado e símbolo do WhatsApp em miniatura na frente do homem representando golpe
Imagem: Maksim Shmeljov / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A grande popularidade e a facilidade de acesso tornam o WhatsApp (disponível para Android e iOS) um campo fértil para os golpistas. Isso porque a plataforma, que abrange milhões de usuários, proporciona um alcance amplo e imediato, o que é perfeito para disseminar mensagens fraudulentas.

Além disso, o WhatsApp deixa seus usuários em uma vulnerabilidade ainda maior quando as mensagens recebidas são de números desconhecidos. Assim, nessa combinação desses fatores, temos o ambiente ideal para golpes.

Como funciona o novo golpe de emprego no WhatsApp?

Os criminoso por trás desse golpe enganam e adquirem as informações pessoais ou financeiras das vítimas através do WhatsApp. A estratégia inicia-se com a oferta de oportunidades de trabalho com um bom salário, em troca de tarefas simples.

Com um simples clique nos links, as vítimas vão para páginas falsas, onde há a solicitação de informações pessoais, como CPF e dados bancários, ou até mesmo o pagamento de taxas para “garantir a vaga”.

Em alguns casos, a vítima recebe o incentivo de investir dinheiro em plataformas duvidosas de criptomoedas ou outros investimentos fraudulentos. Portanto, é importantíssimo estar sempre atento e tomar medidas para driblar tais armadilhas virtuais.

Medidas de proteção contra o novo golpe

Para evitar cair nesse tipo de armadilha é importante seguir algumas dicas. A começar por nunca clicar em links enviados por números desconhecidos e nunca compartilhar informações pessoais com estranhos.

Além disso, verifique sempre a autenticidade das ofertas de emprego, consulte os sites oficiais das empresas e procure pelo nome do recrutador. E, por último, esteja sempre atento às ultimas notícias sobre segurança digital e informe-se sobre os diferentes tipos de golpes online.

Imagem: Maksim Shmeljov / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital