Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta da Febraban: veja estratégias para evitar golpes de falsos investimentos

Proteja-se do golpe do falso investimento com as dicas da Febraban. Saiba como identificar e evitar promessas de altos retornos financeiros.

Dentro de sua missão contínua de investir em campanhas de conscientização e esclarecimento, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em conjunto com seus bancos associados, ressalta a importância de estar alerta contra o golpe do falso investimento.

Sendo assim, segundo a Febraban, esta é uma prática criminosa que tem sido cada vez mais utilizada por golpistas para ludibriar a população. Desse modo, este tipo de golpe envolve a criação de sites e perfis falsos em redes sociais. Utilizam-se estes para atrair potenciais vítimas com promessas de altos retornos financeiros em investimentos, muito acima dos praticados no mercado.

Febraban alerta para golpe

Notas de R$ 50 e R$ 100 e, sobre a imagem, a logomarca da Febraban
Imagem: rafastockbr/ shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Os golpistas empregam diversos artifícios para persuadir os interessados, desde informações falsas sobre a suposta empresa até depoimentos fictícios de sucesso. Assim, após atrair as vítimas, os golpistas as induzem a entrar em grupos de aplicativos de mensagens.

Lá, são apresentados outros supostos investidores e faz-se promessas de retorno rápido do capital investido, muitas vezes através do esquema conhecido como pirâmide financeira. Em alguns casos, os golpistas chegam a pagar valores iniciais para criar credibilidade.

Posteriormente, pressionam as vítimas a realizar investimentos mais altos. Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, enfatiza a importância de desconfiar de promessas de rendimentos excessivamente elevados. Além disso, ressalta a necessidade de pesquisa e verificação da autenticidade das empresas antes de realizar qualquer investimento.

Fui vítima de golpe: e agora?

Ademais, Volpini também alerta para sinais de pressa ou insistência por parte dos golpistas, destacando a importância de cautela ao lidar com abordagens em redes sociais e sites patrocinados. Caso o cliente seja vítima de um golpe, é fundamental notificar imediatamente seu banco e registrar um boletim de ocorrência.

Quanto mais rápida for a comunicação, maior será a possibilidade de recuperação do valor perdido e de colaboração com as autoridades policiais para identificação e punição dos criminosos.

Veja também:

PIS/Pasep: pagamento retorna neste mês; saiba quando

Para proteger os clientes contra esses tipos de golpes, a Febraban e os bancos associados investem em campanhas educativas e em sistemas de tecnologia da informação voltados para segurança, além de atuarem em parceria com as forças policiais. Portanto, a conscientização e a informação continuam sendo as melhores armas contra as fraudes financeiras.

Imagem: Reprodução / Instagram @febraban_oficial