Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta geral da Caixa sobre novo golpe: não seja mais uma vítima!

Caixa faz postagem em rede social para alertas sobre novo golpe. Saiba como ele funciona e veja como se proteger

As maquininhas de cartão são uma das principais formas que empreendedores usam para receber o pagamento por seus produtos ou serviços. Com o avanço da tecnologia, os modelos estão ficando cada vez mais populares e menores. Assim, a Caixa está alertando para possíveis golpes com o equipamento. 

Elas podem ser usadas para enganar pessoas comuns, como trocar ou roubar cartões de crédito, ou, ainda, usar o sistema de aproximação para fazer pagamentos sem que as vítimas percebam. Entretanto, os empreendedores também precisam ficar atentos para não serem ludibriados. 

Para isso, a Caixa está fazendo uma série de publicações no Twitter para conscientizar e alertar os comerciantes que usam esse equipamento no seu dia a dia. Além disso, o banco criou uma cartilha de segurança para explicar aos clientes como reconhecer golpes e o que fazer para se proteger. 

Caixa alerta sobre golpe da maquininha

Nas postagens feitas através de rede social, a Caixa fala sobre o Golpe da Troca de Maquininha de Pessoas Jurídicas. Geralmente essa troca acontece quando um suposto cliente faz o pagamento com cartão. Nesse momento, aproveitando de uma distração do empreendedor, ele faz a troca da máquina. 

Como as maquininhas de cartões são todas iguais, a ideia é trocar o aparelho de algum estabelecimento ou prestador de serviço por outro. Assim, os valores que o empreendedor receber com ela irão para a conta do golpista. 

Assim, o comerciante só vai perceber que foi vítima de um golpe quando os pagamentos não cairem na sua conta bancária. 

Como prevenir?

Além de explicar como o golpe funciona, a postagem da Caixa também traz algumas dicas para que o empreendedor possa se proteger:

  • fique de olha na maquininha durante a transação;
  • confera o recibo;
  • sempre confira se a maquininha é mesmo a sua.

Outra dica interessante que a instituição financeira traz é colocar adesivos de segurança no equipamento. Dessa forma, é possível identificá-la com facilidade. 

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com