Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta! Golpe da falsa central do Nubank se espalha pelo Brasil. Veja como identificar e evitar!

Atenção com mais um golpe envolvendo o Nubank: golpe da falsa central faz cada vez mais vítimas pelo país. Veja como se proteger!

De acordo com informações recentes, uma série de golpes envolve diretamente o Nubank, o quarto maior banco brasileiro atualmente, conforme pontuado pelo Banco Central. Com pessoas mal intencionadas fazendo-se passar por funcionários do banco digital, uma onda de furtos tem preocupando a clientela.

O modus operandi dos criminosos normalmente acontece via ligações telefônicas ou mensagens de texto. Nestas interações, os golpistas afirmam serem representantes do Nubank.

Assim, através de técnicas avançadas de engenharia social, persuadem as vítimas a fornecerem informações sensíveis, incluindo senhas, códigos de acesso e até dados pessoais.

Testemunha do golpe envolvendo o Nubank

Edição de duas imagens lado a lado: à esquerda, um homem encapuzado, de preto, falando ao celular; à direita, tela de celular mostrando logo do Nubank.
Imagem: Grustock e Miguel Lagoa / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Ao detalhar sua experiência, uma vítima do golpe, uma mulher de 46 anos que decidiu não se identificar, contou que recebeu um SMS de uma suposta tentativa de compra em uma joalheira, no valor de R$920.

Além disso, a mensagem afirmava que a compra estava pendente de autorização e que, para efetuar o cancelamento, ela deveria entrar em contato com uma central.

Análise do golpe

Durante a conversa com a suposta central, os golpistas tiveram acesso a informações pessoais da vítima. “Como tinham meus dados, eu confiei que, de fato, estava falando com o banco”, relata a vítima. Os criminosos pediram o número do cartão da mulher e o código de segurança. Isso tudp para supostamente verificar o que havia acontecido.

Após convencer a vítima de que seu cartão estava clonado, solicitaram que ela realizasse uma transação via PIX com um código enviado via WhatsApp. Para efeito de cancelamento do suposto cartão clonado, a mulher recebeu instrução para pagar a quantia de R$ 500.

No entanto, quando percebeu que o valor foi debitado de sua conta, ela entrou em contato direto com o Nubank, que confirmou que ela havia sido vítima de um golpe.

Recomendações do Nubank

O Nubank divulgou um comunicado oficial onde alerta a respeito dos golpes e os métodos adotados pelos criminosos. A nota oficial reforça ainda que nunca são solicitadas tais informações através de telefone ou mensagem e pede que os clientes denunciem qualquer situação suspeita à empresa.

Para tentar prevenir futuros golpes, há funções específicas recentemente adotadas pelo banco, como alertas sobre chamadas telefônicas vindo de números identificados como fraudulentos e outras funções técnicas para proteger seus usuários. Os clientes que caírem no golpe devem entrar em contato imediatamente com o Nubank.

Veja também:

Serasa emite comunicado sobre decisão para quem coloca o CPF na nota: entenda

A orientação é que estas vítimas reportem o incidente para receber suporte necessário e também registrem um boletim de ocorrência para ajudar na identificação e captura dos responsáveis. Com o aumento constante das atividades digitais, golpes como o da “falsa central telefônica” têm se tornado frequentes. Deste modo, é essencial estar sempre atento a tentativas de contato suspeitas.

Imagem: Grustock e Miguel Lagoa / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital