Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta importante para motoristas brasileiros

Atenção motoristas brasileiros: descubra como se proteger do golpe dos combustíveis cada vez mais aplicado no país!

Além da preocupação dos motoristas brasileiros com o preço do combustível, que tem pesado no bolso nos últimos anos, deve-se redobrar a atenção na hora de abastecer. Isso porque diversos golpes vêm sendo aplicados nos postos de combustível brasileiros.

Por isso, o ICL (Instituto Combustível Legal) está emitindo alertas e listando as principais fraudes relatadas nos postos de gasolina em diferentes localidades do Brasil. Se você possui automóvel, é preciso estar alerta na hora de abastecer. Entenda o caso a seguir e veja como se proteger das fraudes.

Golpes estão sendo aplicados nos postos de combustíveis

De acordo com o ICL, é necessário estar sempre atento, principalmente sobre os seguintes golpes na hora de abastecer seu veículo: excesso de álcool na gasolina, bomba fraudada, postos de combustível piratas e combustível batizado ou adulterado.

No caso da bomba fraudada, por exemplo, o golpe se dá quando a quantidade de combustível inserido no veículo mostrado na bomba é diferente do líquido que, de fato, foi colocado no tanque. Assim, o posto acaba lucrando mais e entregando menos produto.

Já o combustível adulterado é quando se adiciona substâncias químicas – além do álcool – à gasolina, alterando, assim, a qualidade do produto.

O mesmo acontece quando há excesso de álcool adicionado na gasolina, o combustível acaba perdendo sua eficiência, durando menos tempo do que deveria.

E como identificar postos piratas? Estes se apropriam de bandeiras das grandes marcas de combustíveis, utilizando, inclusive, uniformes e acessórios da marca em questão, quando, na verdade, oferecem ao consumidor produtos adulterados e sem qualidade.

Como não cair nos golpes

Além de estar sempre alerta aos sinais e acompanhar o frentista na hora do abastecimento do veículo, é extremamente importante que o consumidor exija a nota fiscal. Assim, caso seja necessário a elaboração de algum tipo de denúncia, o documento será primordial. O presidente do ICL, Emerson Kapaz, diz:

“A emissão da nota também contribui para combater os crimes de sonegação fiscal. Atualmente, o Brasil deixa de arrecadar R$ 14 bilhões por ano em pagamento de impostos no setor de combustíveis por conta de sonegação e inadimplência, ou seja, dinheiro que poderia estar sendo investido em saúde, segurança e educação”.

Imagem: Velimir Zeland / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital