Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta para autônomos sobre o Imposto de Renda

Profissionais autônomos precisam ficar atentos às regras do Imposto de Renda para não terem problemas com a Receita. Saiba mais!

Profissionais autônomos são aqueles que trabalham por conta própria, mas que não abriram uma empresa. Assim como qualquer pessoa, se os seus rendimentos tributáveis forem maiores do que R$ 28.559,70 em 2022, esses cidadãos precisarão fazer a declaração do Imposto de Renda

Entretanto, a forma de declaração dos autônomos é um pouco diferente dos trabalhadores com carteira assinada, já que o profissional é responsável por recolher os impostos referentes aos serviços que prestou para pessoas físicas. 

Nesse caso, é muito importante que o indivíduo mantenha o seu carnê-leão em dia. Por meio do documento, é possível acompanhar os rendimentos e emitir as guias de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para pagar os tributos. 

Autônomos devem ficar atentos ao carnê-leão

De acordo com a Receita Federal, os profissionais autônomos são obrigados a preencher o carnê-leão toda vez que prestam um serviço para outra pessoa física ou para o exterior. O processo é feito de forma online, por meio do portal e-CAC da Receita. 

Dessa forma, o cidadão informa qual o foi o seu rendimento para emitir a DARF referente aos impostos que se aplicam a sua atividade. Por exemplo:

  • INSS: 11% sobre o salário mínimo e 20% sobre outros valores;
  • Imposto de Renda: as taxas variam entre 7,5% e 27,5% de acordo com o rendimento do profissional;
  • ISS: as tarifas podem ficar entre 2% e 5%.

O interessante do carnê-leão é que os autônomos podem preenchê-lo a qualquer momento. Mas, nesse caso, ele terá de pagar as multas e juros referentes ao atraso nos pagamentos. 

Como acessar o e-CAC?

Para preencher o carne-leão, primeiro os profissionais autônomos precisam entrar no sistema e-CAC da Receita Federal por meio do site. É possível fazer o login com a conta gov.br ou criar um acesso próprio. 

Dentro do sistema, busque pela opção “Meu Imposto de Renda” para encontrar o carnê-leão. Também é possível entrar no sistema pelo aplicativo para celular e tablet.

Imagem: StartupStockPhotos / pixabay.com – Edição: Seu Crédito Digital