Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta para viajantes: sua mala não pode ser despachada se estiver com este item

Vai viajar de avião? Confira o que você não deve levar na bagagem e o que pode causar problemas antes mesmo do embarque.

Camisas, bermudas, vestidos, saias, sapatos: todos eles são itens indispensáveis na hora de fazer as malas antes de viajar. Porém, eles não são os únicos, já que é praticamente impossível sair de casa sem o celular, notebook ou tablet. Para a tristeza de muitos, entretanto, há alguns equipamentos que não podem ser despachados em sua mala. Veja quais!

Dentro dos aeroportos, milhões de turistas circulam diariamente nos lounges, corredores, e check-ins. Por isso, a segurança se tornou prioridade para as companhias aéreas e passageiros. Dessa maneira, antes de entrar no avião, os turistas devem passar pelos scanners, a fim de detectar a presença itens perigosos ou proibidos na mala

Itens que não podem ser despachados na mala

Antes de atravessar pelo scanner, os viajantes devem retirar notebooks, tablets e chaves, por exemplo. O que muitos não sabem é o motivo pelo qual os agentes fazem essa exigência. A primeira hipótese aponta para o risco de explosão das baterias de lítio. Contudo, essa não é a principal razão.

Em resumo, os computadores pessoais, tablets e outros dispositivos eletrônicos precisam, primeiramente, estar na mala de mão. Isso porque eles podem atrapalhar na identificação dos demais itens da bolsa ou mochila durante o raio-x e o scanner. Como resultado, essa falta de visibilidade originaria uma série de riscos desnecessários quanto à segurança.

Por que eletrônicos só podem ser levados na bagagem de mão?

De acordo com Euclides Lourenço Chuma, pesquisador na Universidade de Linköping (Suécia), o scanner ainda não consegue enxergar através dos laptops. Portanto, facilmente um passageiro mal-intencionado poderia esconder itens cortantes e perigosos em suas malas sem preocupações.

Por essa razão, os turistas devem transportar esses equipamentos, bem como outros eletrônicos na mala de mão. Assim, quando solicitado pelas autoridades, podem retirar os itens sem tanta dificuldade, de tal forma que facilite também a revista.

Finalmente, vale ressaltar que, embora você possa transportar a maioria dos equipamentos eletrônicos na mala de mão, alguns itens são exceções. Logo, os viajantes não vão conseguir despachar bagagens com televisores, purificador de ar, cigarro eletrônico e walkie-talkies, por exemplo.

Imagem: Jaromir Chalabala / shutterstock.com