Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA para você: entenda agora o que é dívida negativada

Você já ouviu falar em dívida negativada? Saiba como ela pode afetar a sua relação com o mercado de crédito. Confira!

De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, em 2023, mais de 70 milhões de brasileiros possuíam dívidas negativadas no país. Os dados alertam para os altos números de inadimplência no Brasil. Grande parte disso surge da desinformação em relação ao mercado de crédito e seus vários recursos e nomenclaturas.

Por isso, é necessário conhecer os mecanismos do mercado e as dicas necessárias para melhorar seu relacionamento com o crédito. Ter uma boa relação com esse sistema ajuda a facilitar empréstimos e limites em cartões. Além disso, também aumenta sua confiabilidade financeira. Entenda agora o que são dívidas negativadas, e como elas podem colocar essa relação em risco.

Entenda o que é uma dívida negativada e como ela lhe afeta

Mulher preocupada levando mão a cabeça enquanto observa dívidas na mesa
Imagem: Chaay_Tee/ Shutterstock.com

As dívidas negativadas são contas pendentes, registradas nos birôs de crédito ─ como Serasa e SPC ─ indicando que o nome e CPF do consumidor estão em situação de inadimplência. Normalmente, a negativação não ocorre instantaneamente; o credor geralmente envia um aviso e concede um prazo para pagamento. 

Veja também:

Plano de Saúde famoso no Brasil será vendido por mais de R$ 10 bilhões; veja os detalhes

Caso o débito não for quitado dentro desse prazo, o débito é registrado como “negativado”. Estar negativado significa ter o nome associado a dívidas pendentes nos registros de inadimplência. Por isso, não se recomenda a expressão “nome sujo” ─ o termo correto é ‘negativada’.

Endividamentos podem ‘caducar’?

Sim, os débitos podem ‘caducar’. No entanto, as negativações têm um prazo de 5 anos, após o qual o nome e o CPF do devedor são removidos dos registros de inadimplência, mesmo que a dívida não tenha sido quitada. 

De acordo com Código de Defesa do Consumidor, as empresas são obrigadas a retirar os inadimplentes desses bancos de dados após 5 anos. Contudo, a negativação é o que expira, não as dívidas, que permanecem válidas, e as empresas ainda têm o direito de cobrar os devedores.

Imagem: Kmpzzz / shutterstock.com