Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA: Vírus desvia Pix e limpa a conta de usuários; saiba como se proteger

Saiba como se proteger deste vírus que desvia o dinheiro dos usuários via Pix para outras contas. Clique e entenda como ele funciona.

Em meio à crescente popularidade do Pix, é preciso estar atento às ameaças, como um vírus que acessa as contas bancárias e desvia transações em questão de segundos. Entendendo como esse vírus funciona, é possível evitá-lo e se proteger contra a ação dele.

Segundo informações da Kapersky, uma das principais empresas de tecnologia e segurança digital, já existe um mecanismo de proteção que impede a ação deste malware. Fabio Marenghi, analista de cibersegurança da empresa, destaca a importância de uma postura proativa por parte dos usuários.

Entenda como funciona o vírus que desvia o Pix dos usuários

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente pouco iluminado.
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Conhecido como Brats, este vírus é transmitido através de links maliciosos normalmente enviados por e-mail ou por aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp e desviam dinheiro dos usuários. Ao acessar a página sugerida pelo link, o usuário é incentivado a baixar um arquivo que inicia a infecção do aparelho, solicitando acesso às opções de acessibilidade.

Veja também: Tem vai liberar parcelas de R$ 750 a partir deste mês; saiba se você está na lista

Com o acesso permitido, o vírus abre caminho para as informações e ferramentas do dispositivo e aguarda a abertura de aplicativos bancários para realizar as transações indevidas. Assim, quando você for acessar a sua conta do banco, ele terá acesso a todas as suas informações e desviará o dinheiro da sua conta. No entanto, é possível proteger-se da ação desse malware.

Quais as melhores estratégias de proteção?

Os criminosos costumam usar estratégias como a simulação de promoções ou atualizações falsas de aplicativos e até mesmo de sites de notícias para enganar a vítima. Veja a seguir alguns passos para se proteger do vírus do Pix que desvia dinheiro, como, por exemplo:

  1. Evite clicar em links desconhecidos;
  2. Não conceda permissões para aplicativos não seguros em seu celular;
  3. Desconfie de anúncios com promessas de prêmios fáceis ou sorteios gratuitos;
  4. Evite clicar em links enviados por números desconhecidos no WhatsApp;
  5. Fique atento a notificações que peçam acesso às opções de acessibilidade do aparelho.

Além disso, outra estratégia eficaz contra o vírus é a utilização de aplicativos antivírus. Mesmo não sendo tão comuns quanto os softwares para notebook e computadores, esses aplicativos podem auxiliar na proteção de dispositivos móveis. Isso porque, muitas vezes, contêm ainda mais informações relevantes sobre o usuário.

Imagem: rafapress/shutterstock.com