Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alexandre de Moraes proibiu a venda de pequi, fruta popular no Brasil? Entenda a polêmica

Publicação online diz que Alexandre de Moraes tomou uma decisão contra a venda do pequi em Minas Gerais. Clique para entender o caso!

Nos últimos anos, o número de fake news que circulam pela internet está aumentando constantemente, principalmente aquelas que envolvem o nome de pessoas conhecidas. Um dos nomes que mais aparecem nesse tipo de conteúdo é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O mais novo exemplo dessa situação é um vídeo que circula nas redes sociais, principalmente pelos estados de Goiás e Minas Gerais. A publicação informa que o ministro proibiu o consumo e a comercialização de pequi, fruta famosa na região. Além disso, a postagem diz que a proibição vale apenas para três cidades de Minas: Januária, Lontra e Japonvar.

Alexandre de Moraes proibiu a venda do pequi?

Não existe nenhuma decisão de Alexandre de Moraes que trate sobre a venda do pequi ou de qualquer outro fruto brasileiro. Ademais, os ministros do STF não têm poder para proibir o consumo de produtos naturais, com exceção daqueles que podem fazer mal à saúde, como é o caso da maconha.

Foto de perfil do ministro do STF Alexandre de Moraes
Imagem: Salty View / shutterstock.com

Analisando a postagem em si, dá para identificar várias características comuns de encontrar em fake news como o tom alarmista do discurso. Entretanto, o que mais chama a atenção é a falta de fontes que corroborem a informação.

Uma busca rápida mostra que não existe nenhum outro conteúdo similar em circulação. Também não é possível encontrar no site do STF nada sobre a suposta decisão de Alexandre de Moraes de proibir a venda do pequi nem sobre a tramitação desse processo.

Como evitar cair em fake news?

Como não dá para confirmar, por nenhuma fonte oficial, a veracidade da publicação sobre a proibição de Alexandre de Moraes para a venda do pequi, podemos afirmar que essa é mais uma fake news que circula pela internet.

Veja também:

123milhas e HotMilhas vão falir? Veja quais são as chances

Antes de compartilhar assuntos como esse, busque mais informações sobre o tema. Se necessário confira os sites de verificação de fatos. Sempre desconfie de conteúdos alarmistas e com pouco ou nenhum embasamento.

Imagem: Salty View / shutterstock.com