Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Aliados de Lula são aprovados para diretoria do Banco Central; o que acontece agora?

Entenda como foi a votação e quais são os nomes indicados por Lula para integrar a diretoria do Banco Central. Saiba mais!

Mateus VasconcellosPor Mateus Vasconcellos2 min de leitura
Imagem da sede do Banco Central

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) aprovou Gabriel Galípolo, indicado do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a diretoria do Banco Central do Brasil (BC), nesta terça-feira, 4 de julho de 2023.

Galípolo teve ampla maioria de votos favoráveis a sua indicação. Ademais, a CAE também aprovou o nome do advogado Ailton de Aquino Santos, para integrar uma das diretorias da autarquia brasileira.

Assim, ambos os nomes vão para análise do plenário do senado, que aprovará ou não as indicações da gestão de Lula para diretoria do Banco Central. Vale destacar que o processo ocorre em momento de crise entre o presidente da República e o presidente do BC.

Indicados para diretoria do Banco Central

Inicialmente, vale destacar que Gabriel Galípolo, indicado para integrar o Copom, obteve 23 votos a favor, contra dois contrários. Enquanto que Ailton de Aquino Santos obteve 24 votos favoráveis e um contra. A CAE foi presidida por Otto Alencar (PSD).

Dessa forma, os dois nomes seguem agora para o plenário do Senado. Ademais, para integrar a diretoria do Banco Central será necessário ao menos 41 votos favoráveis. Caso seja aprovado, Aquino Santos será o primeiro diretor negro do BC.

Aumento da presença do governo no BC

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Em suma, se houver aprovação do senado, o governo, teoricamente, passaria a ter maior presença dentro do autoridade monetária. Assim, tal cenário poderia ser uma vitória de Lula frente a Roberto Campos Neto, que, desde o início do ano, estão em conflito devido à política do BC em relação à Selic.

Por fim, a escolha de Galípolo para a diretoria do Banco Central pode ser ‘apenas’ o primeiro passo dele dentro da gestão. O que não é à toa, afinal existe um movimento que indica que ele poderia se tornar o novo presidente do BC.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Mateus Vasconcellos

Autor

Mateus Vasconcellos

Formado em jornalismo, atuou como redator e roteirista desde 2017.

Topicos relacionados