Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alimento infantil é proibido pela Anvisa; veja se você usa

Alerta: garanta a segurança do seu filho e verifique se você utiliza este alimento infantil proibido pela Anvisa.

O mais recente alimento infantil proibido pela Anvisa é uma fórmula infantil da marca Nutramigen LGG. A decisão de banir a comercialização de seis lotes veio como reação a um alerta emitido pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos.

A FDA informou sobre o recall voluntário de lotes devido a uma possível contaminação pela bactéria Cronobacter sakazakii. O alimento é fabricado pela empresa norte-americana Reckitt/Mead Johnson Nutrition.

Alimento infantil proibido pela Anvisa: lotes envolvidos na proibição

Os produtos têm os códigos de barras 300871239456 e 30087239418, e validade até 1º de janeiro de 2025. Os códigos dos lotes do alimento infantil proibido pela Anvisa são:

  • ZL3FHG;
  • ZL3FMH;
  • ZL3FPE;
  • ZL3FQD;
  • ZL3FRW;
  • ZL3FXJ.

Ações preventivas da Anvisa

A publicação da proibição no Diário Oficial da União veio como uma medida preventiva. Seu objetivo é impedir a importação, distribuição, comercialização e o uso desses lotes específicos no Brasil. Entretanto, até agora, a Anvisa não identificou a exportação dos lotes para o Brasil.

Logo Anvisa ao lado de celular com site da Anvisa aberto.
Imagem: rafapress/Shutterstock.com

Há informações de que esses produtos foram para países como Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela, de acordo com a agência.

O que é a bactéria Cronobacter sakasakii?

A Cronobacter sakasakii é uma bactéria que pode causar infecções em humanos, principalmente em neonatos, recém-nascidos de baixo peso, pessoas com sistema imunológico comprometido e prematuros que necessitam de cuidados especiais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

Também pode afetar indivíduos de outras faixas etárias, embora esses casos sejam raros. Sua forma clínica mais frequente é a meningite, mas bacteremia, enterocolite necrosante, septicemia e sequelas irreversíveis também são possíveis. A taxa de mortalidade é elevada nos grupos de risco.

Recomendações para consumidores diante do alimento infantil proibido pela Anvisa

Quem utiliza produtos da marca Nutramigen LGG deve verificar o lote impresso no rótulo da embalagem. Se pertencer a um dos lotes recolhidos, ele não deve ser usado ou oferecido para o consumo por bebês.

Além disso, a Anvisa recomenda que os consumidores evitem comprar fórmulas infantis importadas por meio do comércio eletrônico, devido à complexidade em conhecer a origem e a regularidade do produto.

Veja também:

Concurso do Bacen tem edital publicado com 300 vagas e salários de até R$ 20 mil

Para confirmar o registro do produto, pode-se consultar a base de dados disponível no portal da agência. Consumidores que possuírem perguntas ou dúvidas podem entrar em contato diretamente com a empresa por e-mail ou consultar o pediatra do seu filho.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com