Anvisa emite alerta sobre comercialização de remédio falso; confira agora
A Anvisa emitiu um alerta nesta sexta-feira (03) a respeito da comercialização de um remédio falso que está sendo vendido como o tratamento para diabetes tipo 2, conhecido como Ozempic. Esse medicamento ganhou destaque recentemente devido às suas propriedades para auxiliar na perda de peso.
A Agência identificou a presença de lotes de remédios falsos à venda no Brasil. Portanto, os consumidores que adquiriam do lote LP6F832, com validade até 11/2025, estão orientados a entrar em contato com a Ouvidoria da Agência por meio da plataforma FalaBR e a interromper imediatamente o consumo.
Alerta do Fabricante
Além disso, devido ao aumento das falsificações do Ozempic, o fabricante Novo Nordisk também emitiu um alerta aos seus clientes sobre os riscos e consequências de comprar medicamentos falsos.
Para ajudar os consumidores a evitar produtos falsificados, o Novo Nordisk mantém uma página chamada Programa NovoDia. Nesta página é possível encontrar farmácias confiáveis que vendem os produtos da empresa e adotar estratégias de verificação.
Dicas e orientações
- Comprar medicamentos apenas em farmácias, sites ou canais autorizados pela Anvisa;
- Não utilizar produtos com embalagens adulteradas ou com informações incorretas;
- Evitar a compra de produtos com preços muito abaixo dos valores de mercado;
- Não adquirir medicamentos sem código de barras, número de lote de fabricação ou com embalagens violadas.
Ozempic
Ozempic contém o princípio ativo semaglutida e é prescrito para adultos com diabetes tipo 2 para reduzir os níveis de glicose no sangue. Ele opera estimulando a secreção de insulina e inibindo a secreção de glucagon, mas somente quando os níveis de glicose sanguínea estão elevados.
Veja também:
Veja 3 carros automáticos que gastam pouco e custam menos de R$ 60 MIL
O medicamento reduz a sensação de fome e promove uma sensação de saciedade ampliada, o que resulta na diminuição do consumo de alimentos. Além disso, ele regula o esvaziamento do estômago após as refeições, tornando-o mais lento, o que também contribui para a sensação de saciedade.
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com