Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

As novas taxas de IOF já estão valendo. Confira as mudanças

Alterações nas alíquotas estão sendo aplicadas a partir desta segunda-feira (20)

As novas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras, mais chamado de IOF, começam a valer a partir desta segunda-feira (20). Então, com as mudanças, aumenta-se o custo do crédito para empresas e famílias no país. O aumento, que é de 36%, vai ser cobrado até o dia 31 de dezembro de 2021. Além disso, ele incidirá sobre operações de crédito, câmbio e seguro ou relativas a títulos e valores mobiliários. Para saber mais, confira a seguir!

As alíquotas de IOF mudaram, e já estão valendo a partir desta segunda-feira (20)

Dessa forma, de acordo com o governo, a ideia com as novas alíquotas é custear o Auxílio Brasil. O programa que deve substituir o Bolsa Família. Para quem não conhece, o IOF é um imposto cobrado pelo governo em alguns tipos de transações financeiras.

De forma resumida, ele é composto por duas alíquotas: a diária e a fixa, que incidem sobre operações de crédito, câmbio (compra e na venda de moeda estrangeira), de seguro realizadas por seguradoras, relativas a títulos ou valores mobiliários, e também em operações com ouro.

Assim, quando o imposto aumenta, o custo dessas operações também fica mais alto. No caso do decreto do governo, o aumento do IOF vai incidir especificamente nas operações de operações de crédito (como empréstimo e financiamento). O aumento também se aplica em operações de financiamento para aquisição de imóveis.

Por fim, para as pessoas físicas, a alíquota do IOF passa de 3% ao ano (diária de 0,0082%) para 4,08% ao ano (diária de 0,01118%). Já para as pessoas jurídicas, a alíquota anual passa de 1,5% (atual alíquota diária de 0,0041%) para 2,04% (diária de 0,00559%).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.