Aluguel de celular vale a pena? Saiba como funciona o serviço
O aluguel de celular tem se tornado uma opção popular. Será que vale a pena contratar o serviço?
O crescente uso das redes sociais e a demanda por empregos online têm levado muitas pessoas a buscar celulares mais atualizados, o que pode nem sempre ser acessível financeiramente.
Diante disso, tem surgido uma opção cada vez mais popular: o aluguel de celular, que permite sempre ter um celular de última geração. Mas, será que essa opção vale a pena? A seguir veja mais sobre essa modalidade e se ela se encaixa no que você precisa.
Como funciona o aluguel de celulares?
O serviço, também conhecido como assinatura de celular, funciona como um tipo de aluguel, permitindo que os assinantes escolham entre smartphones de marcas como Apple, Samsung e Xiaomi, tanto novos quanto usados. O preço do serviço varia de acordo com o modelo e a marca do aparelho escolhido.
As empresas de assinatura oferecem o serviço de aluguel dos aparelhos por um período de 12 meses. O pagamento pode ser tanto por parcelas mensais, debitadas do cartão de crédito, ou em parcela anual única por Pix.
O cliente passa por uma análise de risco para prevenção de fraudes. Assim, ao término do contrato, o assinante tem algumas opções: renovar a assinatura e continuar com o mesmo aparelho, renovar a assinatura, mas trocá-lo por um modelo mais atual, ou cancelar o serviço e devolver o aparelho sem custos adicionais.
Afinal, vale a pena alugar ou é melhor comprar?
De acordo com especialistas, alugar um celular é vantajoso para quem deseja utilizar aparelhos mais recentes. Esse tipo de consumidor tende a trocar de celular anualmente e costuma vender o aparelho antigo para adquirir um novo.
Por exemplo, o preço à vista do iPhone 13 é R$ 4.300, ou, parcelado, 10 vezes R$ 476,50. No caso do aluguel, a quantia mensal é menor, mas o aparelho não se torna seu no final. No entanto, caso queira, o cliente pode comprar o aparelho no final do contrato.
Assim, a depender de suas circunstâncias, alugar pode ser uma vantagem, porém, é necessário que você avalie suas necessidades e coloque na balança.