Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Americanas quer vender grande rede de supermercados

Para tentar melhorar situação financeira, Americanas começa o processo para vender rede de supermercados. Veja qual marca está no mercado

Desde que anunciou o rombo de mais de R$ 40 bilhões no seu balanço, a Americanas está recebendo pressão para conseguir levantar dinheiro para pagar os credores. Nesse sentido, uma das opções é a venda dos ativos que a empresa possui.

Um desses ativos é a rede de supermercados capixaba Hortifruti Natural da Terra, que possui lojas espalhadas pelos quatro estados do sudeste do país. Entretanto, a negociação não deve ser simples, já que não há muitas informações sobre a saúde financeira da empresa.

Mesmo assim, a Americanas deu o primeiro passo para vender essa grande rede de supermercados. A varejista contratou o Citigroup para fazer a aproximação e a negociação com os interessados, que já começaram a aparecer.

Falta de balanço pode atrasar o negócio para Americanas

O mercado especula que existem empresas interessadas em comprar a rede de supermercados que pertence a Americanas. Contudo, a falta de informações específicas sobre a saúde financeira do Hortifruti pode atrapalhar as conversas.

Acontece que, quando comprou o Hortifruti Natural da Terra em 2021, a Americanas incorporou a empresa. Ou seja, elas possuem o mesmo CNPJ. Dessa forma, não existe nenhum balanço separado que mostre como foi o desempenho dos supermercados nos últimos anos.

Dessa forma, uma das primeiras ações do Citi é destrinchar os números da rede de supermercados para conseguir mostrar aos possíveis compradores a situação financeira da empresa.

Valor de venda

Ainda que seja difícil para o Citigroup determinar qual é o valor da rede de supermercados, é possível ter uma ideia a partir do que a Americanas pagou quando comprou a empresa.

Em 2021, a varejista pagou R$ 2,1 bilhões para incorporar o Hortifruti Natural da Terra. No entanto, será complicado conseguir vender, nesse momento, por esse mesmo valor devido à situação financeira na qual a Americanas se encontra.

Imagem:Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com