Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Anatel barra famoso aparelho usado por hackers

Definido como um “brinquedo para geeks”, aparelho que se popularizou recentemente foi barrado pela Anatel.

As redes sociais levam novidades para muitas pessoas, carregando um potencial enorme para tornar algo extremamente popular em um espaço de tempo bem curto. Esse é o caso deste famoso aparelho usado por hackers que foi barrado pela Anatel.

Por ser utilizado para testes de acesso a redes sem fio, a Agência Nacional de Telecomunicações não aprova o uso do produto. O pronunciamento do órgão deixa claro que sua comercialização em solo nacional é proibida, mas qual é o motivo? Entenda!

O que é o Flipper Zero?

Lançado em 2019, o Flipper Zero possui diversas funcionalidades. Definido pela própria empresa que o lançou como uma espécie de “brinquedo para geeks”, o aparelho testa a segurança de sistemas digitais em variados dispositivos.

A principal função do Flipper Zero é testar a cibersegurança de componentes. Contudo, na rede social TikTok, existem diversos vídeos mostrando as reais capacidades do aparelho, como a cópia de cartões de acesso a portarias de prédios.

Por ser algo perigoso e que potencialmente pode ser uma facilitação para hackers, o Flipper Zero não tem autorização da Anatel para ser usado. Isso porque emite radiofrequências que podem ser usadas de maneira ilícita, auxiliando em diversos crimes. 

Qual a responsabilidade da Anatel sobre o Flipper Zero?

A Anatel é uma agência do governo brasileiro responsável por regular, fiscalizar e promover o desenvolvimento do setor de telecomunicações no país, com atuação voltada principalmente para a defesa dos direitos dos consumidores.

Agora que o Flipper Zero está proibido de ser vendido em sites e lojas físicas no Brasil, os consumidores que compraram o produto precisam conversar com os lojistas para resolver sua situação.

Muitos continuarão no prejuízo, apenas devolvendo as embalagens, sem qualquer possibilidade de reembolso. O aparelho, encontrado no e-commerce, tem preços que ficam próximos dos R$ 3 mil.

A Anatel, junto à Receita Federal, tem focado na busca e apreensão do produto, realizando mais de 340 apreensões do Flipper Zero no Brasil até então.

Imagem: Wirestock Creators / shutterstock.com