Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Anatel libera ativação de 5G em mais de 236 cidades do Brasil

A Anatel liberou a ativação do 5G em mais 236 municípios brasileiros, promovendo uma expansão da cobertura da tecnologia. Saiba mais!

A tecnologia 5G, conhecida por sua capacidade de transformar a conectividade móvel, dá mais um grande passo no Brasil. A partir do último dia 27, mais 236 cidades poderão experimentar essa inovação graças à liberação da faixa de 3,5 GHz.

Esta nova fase permitirá que as operadoras de telecomunicações solicitem à Anatel o licenciamento para ativar estações de 5G, elevando o número total de municípios atendidos para 4.134. Isso representa aproximadamente 88,6% da população brasileira. Continue a leitura!

Anatel avança na implementação da tecnologia 5G no Brasil

5g antena digital
Imagem: TPROduction / shutterstock.com – Edição: Equipe SeuCreditoDigital

Apesar da autorização para a instalação de antenas de quinta geração em um número crescente de cidades, as operadoras realizam um estudo cuidadoso, considerando variáveis econômicas. Entre elas, por exemplo, a quantidade de usuários com celulares aptos a receber o 5G. Desse modo, até agora, cerca de 463 municípios já possuem pelo menos uma estação desse tipo instalada.

Ademais, a faixa de 3,5 GHz é crucial no panorama do 5G devido às suas características técnicas, que oferecem um equilíbrio perfeito entre alta capacidade de transmissão e alcance de sinal. Essa faixa é ideal para suportar aplicações avançadas que dependem de conexões ultrarrápidas, como realidade virtual, a Internet das Coisas (IoT) e veículos autônomos.

Quais são as localidades beneficiadas, afinal?

Sendo assim, as novas localidades aptas a receber a infraestrutura do 5G incluem municípios da Paraíba (140), Tocantins (54), Rondônia (39) e Minas Gerais (3). Com essa expansão, agora são 15 os estados brasileiros que possuem 100% de seus municípios cobertos pelo 5G.

Aliás, apenas Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Amazonas, Pará, Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco ainda não alcançaram esse marco.

Quais são os desafios para a implementação?

Antes de sua liberação para o 5G, a faixa de 3,5 GHz necessitou de uma série de adaptações para garantir seu uso eficiente. Um dos maiores desafios foi a interferência com o sinal de TV aberta, problema comum em frequências próximas.

Veja também:

Mega-Sena acumulada pode sortear R$ 75 milhões HOJE (28); saiba mais

Assim, para contornar isso, houve a implementação de medidas como a migração para a banda Ku e a instalação de filtros de mitigação. Logo, isso assegura que a chegada do 5G não comprometa o acesso ao sinal de televisão pela população.

Imagem: TPROduction / shutterstock.com – Edição: Equipe SeuCreditoDigital