Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Antecipação do PIS/Pasep beneficia milhares de brasileiros

Saiba mais informações sobre como a antecipação do pagamento do PIS/Pasep pode beneficiar milhões de trabalhadores brasilerios!

Uma importante mudança nas regras do pagamento do abono salarial pode beneficiar milhares de trabalhadores brasileiros. Trata-se, portanto, da antecipação do PIS/Pasep que está passando pela avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Dessa forma, cerca de 24 milhões de pessoas podem ser afetadas pelas alterações. Saiba mais informações sobre a nova medida a seguir!

No que consiste a antecipação do PIS/Pasep?

Bloco de anotações com as siglas PIS/Pasep ao lado de uma caneta e uma calculadora
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Atualmente, o trabalhador precisa esperar até dois anos após conquistar o direito ao abono para recebê-lo. Essa medida teve sua implementação durante a pandemia de 2020/2021 para redirecionar recursos a programas emergenciais. Agora, o prazo de espera pode ser encurtado, oferecendo melhor liquidez financeira aos beneficiários.

Segundo fontes internas, os estudos realizados pelo TCU propõem uma diminuição significativa no prazo de liberação do abono salarial. A ideia é fazer com que o pagamento aconteça apenas um ano após o trabalhador adquirir o direto ao benefício, ao contrário dos dois anos vigentes. Logo, isso muda a dinâmica de liberação desses fundos.

Saiba mais sobre o debate para a implementação da medida

Enquanto a população mostra grande apoio à medida para a antecipação do pagamento do PIS/Pasep, o governo federal apresenta preocupações quanto ao impacto financeiro que essa antecipação pode gerar. O balanço entre a necessidade social e a sustentabilidade econômica do programa torna-se, portanto, uma questão central nas discussões.

Portanto, de acordo com a cronologia das decisões quanto ao repasse, entre 2000 e 2021, o prazo para liberação do abono ampliou-se para dois anos devido à realocação de recursos para o Benefício Emergencial. Já em 2023, houve o pagamento do abono salarial de 2022.

Veja também:

Milhares de segurados do INSS são beneficiados com pagamento extra!

Por fim, em 2024, estudos para reduzir o prazo de liberação para um ano são iniciados pelo TCU. Sendo assim, a antecipação do pagamento do PIS/Pasep ainda é incerta.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com