Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Anunciantes da OLX podem levar um banho de água fria

Se você é um vendedor da OLX e não quer se prejudicar, é melhor se atentar ao que está acontecendo neste momento na plataforma.

É possível que você, caso tenha o costume de navegar pela plataforma de vendas OLX, já tenha se deparado com a venda de gatos, cães e até mesmo cavalos no site. Caso não, saiba que a prática é bem comum. O único agravante é que essas vendas não possuem nenhuma fiscalização.

É o que alega a ação de 6 ONGs voltadas para a proteção animal – dentre elas, a ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) e a Associação Filantrópica Os Animais Importam. Agora, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) acionou à Justiça para que este tipo de comercialização acabe.

Animais vendidos na OLX sofrem maus-tratos

Segundo o promotor Carlos Henrique Prestes Camargo, não existe fiscalização sobre quem cria e vende os animais. Ainda, o promotor alega que eles sofrem maus-tratos, principalmente durante o traslado à residência de quem os compra.

As ONGs que participaram da ação pública afirmam que esse tipo de venda contribui para que os animais sejam levados a lugares clandestinos, sob a responsabilidade de compradores amadores que não dão a higiene e o cuidado necessários a eles. Veja o que relataram as organizações:

“Os que não têm seu negócio formalizado escapam à fiscalização e à inspeção sanitária. […] Diante disso, cada vez mais vendedores de animais adentram o universo digital e, na ausência da tomada de medidas de controle pelas plataformas que hospedam seus anúncios, sentem-se incentivados a proceder com seus negócios, ainda que precários e prejudiciais à saúde animal.”

OLX não comentou sobre o caso

Apesar de o MPSP ter ido à justiça contra a empresa, o caso ainda está sob judice. Quando procurada, a OLX disse que não comentaria sobre um caso ainda não resolvido, afirmando, ainda, que segue todas leis devidamente.

A prática da venda de animais acontece desde sempre, mas cabe ao comprador analisar a situação antes de efetuar sua compra.

Sobre a plataforma

A OLX é uma empresa que surgiu no ano de 2006, nos Países Baixos, Europa. Chegou no Brasil quatro anos depois e, hoje, está presente em mais de 40 países.

Pessoas que querem se livrar de objetos que não usam mais costumam fazer anúncios no site. Mas, com o passar do tempo, outros itens começaram a ser vendidos e alugados na plataforma, como casas, carros, apartamentos e até animais.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com