Os concursos públicos federais, que deveriam ter seus editais anunciados entre os dias 6 e 10 de maio, sofreram atrasos significativos. Logo, isso aconteceu por causa das severas condições climáticas que afetaram o estado do Rio Grande do Sul.
Anúncio de novos concursos federais é adiado; entenda a situação
Saiba mais informações sobre as causas que levaram ao adiamento do anúncio de concursos federais neste mês!
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que, devido a essas adversidades, ainda não há uma nova data definida para a liberação dos editais. Continue a leitura para mais informações!
Qual o impacto das chuvas nos concursos já programados?

A situação tem causado alterações em diversos concursos. O Concurso Nacional Unificado, que deveria ocorrer no dia 5 de maio, teve sua aplicação adiada sem previsão de nova data. A situação afetou mais de dois milhões de inscritos. Não se limitando a este, outros concursos, como o da Marinha Fuzileiro Naval e o do Inmetro, também postergaram suas provas.
Além disso, entidades como a Caixa Econômica Federal optaram pelo adiamento das provas exclusivamente para os candidatos que realizariam as provas no estado mais afetado, o Rio Grande do Sul, ressaltando o impacto direto das chuvas sobre esses procedimentos.
Novas medidas legislativas em resposta às adversidades
Em resposta a esses eventos recorrentes, um novo Projeto de Lei foi proposto pelo deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE). Por sua vez, o projeto visa estabelecer regras claras para o adiamento de provas de concursos em situações de calamidade pública. Assim, essa medida busca assegurar a igualdade e a transparência durante os processos seletivos em situações extraordinárias.
Apesar dos contratempos, o cenário para futuros concursos é promissor. O Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, sinalizou possíveis anúncios de editais ainda para este ano. Espera-se que órgãos como o Ibama e o ICMBio, cuja demanda por novos funcionários é crescente, sejam priorizados, contemplando até 3.300 novas vagas.
Veja também:
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Arroz importado será subsidiado pelo governo para controlar preço após enchentes no RS
Ademais, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) também estão na fila para a autorização de novos concursos. Por fim, enquanto o INPI busca prover 458 posições para cargos de alto nível, a ANM aguarda sinal verde para preencher 1.072 vagas em diversas funções especializadas.
Imagem: AimPix / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital
