A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de todos os lotes de quatro produtos NotShake Protein, fabricados pela NotCo Brasil. A decisão também suspendeu fabricação, venda, distribuição, publicidade e uso dos itens em todo o país.
A medida foi formalizada pela Resolução-RE nº 3.629, de 15 de setembro de 2026, publicada no Diário Oficial da União em 16 de setembro. Segundo o documento, a ação preventiva envolve quatro versões do produto: Morango com Tâmara, Baunilha com Coco, Chocolate e Café Caramelo.
A determinação não significa que todos os produtos da marca tenham sido proibidos. A resolução especifica os quatro produtos atingidos e alcança todos os lotes dessas versões.
Leia mais:
Irregularidades que levaram Anvisa a barrar dois suplementos

Por que a Anvisa proibiu o NotShake Protein?
De acordo com a resolução, a Anvisa identificou diferentes questões relacionadas à regularização e às características dos produtos.
Um dos pontos mencionados é que os itens tinham finalidade de suplementação alimentar, mas foram enquadrados como alimentos à base de proteínas vegetais. A agência considerou inadequada essa recategorização diante da finalidade declarada dos produtos, que incluía o fornecimento de proteínas, vitaminas, minerais e fibras.
Outro fator foi a ausência de notificação dos produtos à Anvisa como suplementos alimentares após o encerramento do período de adequação previsto pela regulamentação. Segundo a agência, o prazo terminou em 1º de setembro de 2026.
A resolução também aponta a utilização de suco concentrado de repolho sem demonstração de atendimento aos requisitos aplicáveis ao uso desse ingrediente em suplementos alimentares.
Estudos de validade também foram questionados
A Anvisa ainda apontou que os estudos apresentados não foram suficientes para demonstrar que as características dos produtos seriam mantidas durante todo o prazo de validade informado.
Esse tipo de avaliação é relevante porque a composição e as características de um alimento precisam permanecer dentro dos parâmetros estabelecidos durante o período em que o produto é comercializado.
A agência também considerou inadequada a alegação “zero lactose” utilizada nos produtos atingidos pela determinação.
Quais produtos da NotCo foram recolhidos?
A determinação da Anvisa abrange todos os lotes das seguintes versões:
- NotShake Protein Morango com Tâmara;
- NotShake Protein Baunilha com Coco;
- NotShake Protein Chocolate;
- NotShake Protein Café Caramelo.
Além do recolhimento, a resolução estabelece a proibição de fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso desses produtos.
Na prática, consumidores que ainda tenham uma dessas versões em casa não devem consumi-la enquanto a medida estiver em vigor.
Anvisa também proíbe produto com Aloe vera
Em outra resolução publicada na mesma edição do Diário Oficial, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes do Aloe Care – Cranberry Flavored Aloe Vera Gel, fabricado pela Biodis Industrial Ltda.
A decisão consta da Resolução-RE nº 3.634, de 15 de setembro de 2026. Assim como no caso do NotShake, a agência determinou a proibição de fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso do produto.
Segundo a Anvisa, o produto contém Aloe vera destinado ao consumo oral sem avaliação prévia de segurança e autorização de uso pela agência.
A fiscalização identificou ainda problemas na apresentação das informações obrigatórias do rótulo. Parte das informações estava em língua estrangeira e não havia etiqueta complementar em português.
Alegações de saúde também foram apontadas
Outro problema indicado na resolução está relacionado à divulgação de alegações de saúde e terapêuticas não autorizadas para o produto.
A legislação sanitária estabelece regras específicas para as informações que podem ser apresentadas ao consumidor em alimentos. Por isso, a publicidade e a rotulagem não podem atribuir ao produto propriedades que não estejam autorizadas pelas normas aplicáveis.
O que o consumidor deve fazer?

Quem possui algum dos produtos atingidos pela decisão deve evitar o consumo e verificar as orientações do estabelecimento onde realizou a compra.
No caso do NotShake Protein, a determinação da Anvisa alcança todos os lotes das quatro versões citadas na resolução. Já no Aloe Care, a proibição também se aplica a todos os lotes.
É importante observar que uma medida de recolhimento da Anvisa é uma ação sanitária preventiva e não deve ser interpretada automaticamente como uma conclusão de que todo alimento de determinada marca ou categoria apresente o mesmo problema.
O consumidor também pode consultar as determinações oficiais da agência e acompanhar eventuais atualizações sobre os produtos.
Imagem: Reprodução/Seu Crédito Digital
