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Apagão gerou prejuízo de R$ 126 milhões; afirma estimativa

O apagão gerou prejuízo em diversos comércios nas regiões afetadas desde a última sexta-feira (3). Saiba mais!

A Região Metropolitana de São Paulo sofreu vários transtornos em decorrência da falta de luz que atingiu as cidades desde a última sexta-feira (3). Dessa forma, o apagão também causou prejuízo ao comércio local.

A estimativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é de que as perdas desse setor por causa da ausência de energia já ultrapassam os R$ 120 milhões. Saiba mais informações sobre essa situação na sequência.

Apagão gera prejuízo no comércio de São Paulo

Mão encostando um pequeno pedaço de vela em uma chama de uma vela já acesa
Imagem: Sasha Chornyi / Shutterstock.com

O temporal que atingiu a Região Metropolitana deixou muitas famílias e estabelecimentos no escuro durante horas e até mesmo dias. Dessa forma, a ACPS estima que, desde a última sexta-feira (3), o comércio deixou de arrecadar R$ 126 milhões.

Segundo o economista da associação, Ulisses Ruiz de Gamboa, houve a redução das compras imediatas e por impulso, já que houve a restrição do fluxo dos consumidores. Logo, isso contribuiu para que se resultasse no prejuízo milionário.

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Já a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmou que 15% dos estabelecimentos afetados estavam sem luz até a manhã da última segunda-feira (6). No total, até a manhã do dia 7, 200 mil imóveis ainda não tinham a energia elétrica reestabelecida.

Mais informações sobre o apagão

Segundo a Enel, empresa responsável por fornecer energia para a capital paulista e outras cidades da Grande São Paulo, cerca de 2,1 mil imóveis foram afetados com a falta de energia desde o último dia 3. Entre os estabelecimentos do setor de bares e restaurantes, por exemplo, a Enel levou mais de 24 horas para reestabelecer a energia em 23,4% deles, segundo a Abrasel.

Já outros 46% alegaram que o apagão causou prejuízos leves a moderados em seus estabelecimentos. Ainda, quase metade deles, ou seja, 49% estão insatisfeitos com os serviços da Enel. O aborrecimento se deu especialmente sem relação às respostas da empresa sobre o reestabelecimento da energia elétrica para a população.

Imagem: Sasha Chornyi / Shutterstock.com