Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Globo surpreende e promove onda de demissões; repercussão é negativa

Grupo Globo faz demissões coletivas em várias empresas do conglomerado. Saiba quem perdeu o emprego e o que os sindicatos dizem.

As empresas do grupo Globo fizeram mais uma onda de demissões esta semana. Ontem (06), cerca de 20 jornalistas perderam os seus empregos, alguns com décadas trabalhando para a família Marinho. As informações são de que a dispensa dos profissionais tem relação com o corte de custos.

A demissão coletiva do grupo Globo atingiu publicações, como Valor Econômico, Extra, O Globo e os quadros da rádio CBN. Os funcionários que perderam os seus empregos atuavam em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Entre os nomes com maior destaque estão Carlos Andreazza, que era apresentador e comentarista na CBN Rio, e Berenice Seara, que tinha 35 anos de casa, trabalhava como repórter especial para o Globo e escrevia a coluna “Extra, Extra” no jornal de mesmo nome.

Não é a primeira vez que a Globo faz demissões coletivas

Essa não é a primeira vez em 2023 que o Grupo Globo faz demissões de vários de seus colaboradores. Em abril, a empresa dispensou 40 profissionais que trabalhavam na Globonews, TV Globo e em diversas afiliadas pelo país.

Veja também:

Novo auxílio para jovens brasileiros é aprovado; veja detalhes

Naquele momento, outros nomes de peso também estavam na lista de demissões, como os jornalistas César Galvão, Marcelo Canellas e Giuliana Morrone.

Imagem: Brastock / Shutterstock.com

Sindicatos pedem a anulação das dispensas

Os Sindicatos que representam os jornalistas na cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) divulgaram uma nota de repúdio contra o Grupo Globo e as demissões.

De acordo com uma nota, a empresa deveria negociar a demissão coletiva com os sindicatos, o que não aconteceu. Outro ponto que os representantes levantam é que não foi estabelecido nenhum plano para atenuar o impacto das dispensas na vida dos profissionais, como a extensão dos planos de saúde.

Por isso, os sindicatos exigem que a Globo anule as demissões e comece uma negociação imediata para tratar do assunto.

Imagem: Brastock / Shutterstock.com