CEO do Itaú anuncia que banco poderá liberar mais dinheiro; veja se você pode receber mais
Saiba se você vai receber mais dinheiro após anúncio do CEO do Itaú! Clique aqui e confira os detalhes dessa boa notícia.
Boa notícia para quem tem ações do banco Itaú (ITUB4). O CEO do banco anunciou que as novas circunstâncias econômicas podem afetar os dividendos recebidos pelos acionistas. A notícia foi recebida com empolgação pelos acionistas e a possibilidade de receber mais dividendos das ações foi tida como positiva.
O grande fator por trás da possibilidade de aumento dos valores relativos aos dividendos das ações do Itaú é o possível fim dos Juros Sobre Capital Próprio (JCP). Dessa forma, a mudança deve gerar profundos impactos em bancos e instituições financeiras, se estendendo a outros players.
CEO do Itaú fala sobre possível aumento de dividendos das ações
O possível término dos Juros Sobre Capital Próprio (JCP) terá um grande impacto significativo na maneira como os bancos e instituições financeiras pagam dividendos aos seus acionistas.
Veja também:
Apagão gerou prejuízo de R$ 126 milhões; afirma estimativa
Por isso, durante uma teleconferência sobre os resultados do terceiro trimestre de 2023 do Itaú, o CEO do banco, Milton Maluhy Filho, mencionou a expectativa de uma maior clareza regulatória em breve. Assim, ele afirmou que o banco deverá analisar alternativas ainda neste mês de novembro para lidar com essa possível mudança.
“A nossa expectativa é de que tenhamos espaço para aumento no payout e da recompra de ações. Vamos discutir isso agora em novembro. Algo será feito, sem dúvida nenhuma. Iremos ir além do que tem sido, que é a otimização do JCP, que tem trazido nosso payout para algo próximo de 30% […] devemos incrementar o payout implícito via recompra, dividendos ou uma combinação dos dois. Daremos mais explicações no próximo call, após discussões que teremos no conselho”, afirmou.

Bancos podem passar por mudanças nos próximos anos
Por fim, o CEO do Itaú ressaltou que a aplicação das novas regulamentações provavelmente terá impacto sobre os bancos a partir de meados de 2025.
Ele explicou que, com uma compreensão mais clara das mudanças regulatórias, o Itaú estabelecerá seu plano de gestão de capital de acordo com as novas diretrizes.
“A parte boa é que nossa geração de capital melhorou, mas queremos até o fim desse mês calibrar a direção e ver alternativas. Atualmente estamos colhendo o benefício do juros sobre capital, com pagamento (payout) de 30% […] Estamos planejando 2024 e publicaremos o guidance no próximo trimestre e ainda estamos trabalhando e olhando o portfólio visado o longo prazo, visando uma resiliência grande no ciclo econômico. Não posso antecipar nada, ainda temos trabalho a ser feito e, até agora, avançamos, mas não podemos divulgar nada muito concreto”.
Imagem: Joa Souza / shutterstock.com