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Aplicativo bancário é o principal canal de atendimento entre os clientes das instituições financeiras

Nova pesquisa mostra que o aplicativo é a maneira preferida dos brasileiros de entrar em contato com os bancos. Saiba mais!

Atualmente, a maior parte das instituições financeiras contam com um aplicativo para prestar serviços aos clientes. Dessa forma, está cada vez mais simples efetuar movimentações, bastando ter acesso à rede de internet. Este tipo de acesso também facilita o atendimento, uma vez que não se faz mais necessário passar horas na fila ou se deslocar para isso. 

Não à toa, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, o aplicativo já é o principal canal entre as pessoas e os bancos. Sob este aspecto, mais de 50% afirmam que preferem entrar em contato por meio das plataformas digitais do que qualquer outro tipo de canal. 

Além disso, o levantamento aponta que 54% dos brasileiros não se recordam a última vez que precisaram efetuar um saque em um caixa eletrônico, enquanto 45% não se lembram quando foi necessário ir a uma agência bancária presencialmente. 

Aplicativo bancário é o principal canal

Quando questionados sobre qual o canal de atendimento ou relacionamento usado para entrar em contato com os bancos, o cenário foi o seguinte:

  • Aplicativo: 81%;
  • Caixa Eletrônico: 41%;
  • Agência Bancária: 34%;
  • WhatsApp: 33%;
  • Chat Online: 31%;
  • Telefone: 25%;
  • Site: 24%.

Vale destacar que 43% dos entrevistados alegam que é muito trabalhoso entrar em contato com as instituições financeiras. Os canais preferidos para isso, dentre aqueles mais usados pelas pessoas, são: aplicativo, WhatsApp e chat, o que demonstra que a ligação já não é mais uma opção para muitos. 

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Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Gastos com serviços 

O estudo também apresenta a relação de gastos com serviços bancários entre os brasileiros. Nesse sentido, 44% dizem que não gastam nada para ter acesso. Em contrapartida, 11% falam em valores superiores a R$ 200. 

Dentre os serviços mais utilizados, o cartão de crédito lidera com 78% e o cartão de débito vem logo em seguida, com 70%. Depois disso, aparecem opções como Investimentos (36%), Empréstimos (20%), Financiamentos (13%), Seguro de Vida (11%), e outros.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com