Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aplicativo da Receita Federal revela todas as pendências relacionadas ao IR; veja como checar a sua situação

Por meio do aplicativo da Receita Federal, é possível acessar as informações sobre pendências em declarações anteriores. Confira!

Por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, que passou por alterações no início de julho, o contribuinte passou a ter acesso às pendências com a Receita Federal devido ao Imposto de Renda Pessoa Física. Assim, no histórico de declarações a plataforma sinaliza quais foram entregues de forma adequada e quais apresentaram algum problema ou que não foram transferidas para a Receita Federal.

Além disso, por meio do aplicativo, é possível acessar as informações sobre pendências em declarações anteriores, caso exista, ao clicar em “Mais Serviços” e em “Declarar meu Imposto de Renda”. Dessa forma, o contribuinte passa a ter acesso às informações referentes ao Imposto de Renda. Veja mais!

Aplicativo da Receita Federal mais acessível

De acordo com Adriana Marrocos, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, a situação sobre cada declaração está mais acessível graças ao avanço tecnológico que trouxe melhorias, além de ser mais fácil de operar, evitando que o contribuinte tenha problemas e tenha acesso a qualquer cobrança da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Caso o contribuinte verifique que possui alguma pendência com a Receita Federal, ele consegue corrigir a situação por meio do próprio aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS), tendo a possibilidade de retificar ou transmitir a declaração.

Envio das declarações

Em caso de declarações com pendências, pode ser preciso enviar documentos para comprovar ou corrigir alguma informação ou dado inserido. Se a declaração não foi entregue, basta preencher por meio do aplicativo e enviar, podendo inclusive utilizar a declaração pré-preenchida disponibilizada pelo sistema da Receita Federal.

Caso o contribuinte não tenha enviado a declaração, ele cai na malha fina, o que faz com que ele deva pagar uma multa que varia entre R$ 165,74 até 20% do imposto devido, por isso, é de extrema importância regularizar as pendências junto à Receita Federal.

Imagem: rafapress / shutterstock.com