Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aplicativo para domésticas ajuda na denúncia de trabalho análogo à escravidão

O Laudelina pode ser acessado por celular ou computador.

Nesta quinta-feira (27), é celebrado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Em comemoração à data, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, juntamente com a Fenatrad, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, lançam uma nova versão do aplicativo Laudelina. Esse agora ajuda na denúncia de trabalho análogo à escravidão.

O app, que pode ser acessado por meio de celular ou computador, apresenta leis que protegem os direitos das trabalhadoras. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre as funcionalidades do sistema.

Laudelina: o aplicativo em defesa das domésticas  

O app recebe esse nome em homenagem a Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas. Em sua primeira versão, o aplicativo conquistou o Equals in Tech, prêmio de tecnologia que reconhece projetos que reduzem a desigualdade de gênero. 

Agora, o Laudelina chega com ainda mais serventia e aperfeiçoado. Isso porque a nova versão ocupa menos espaço na memória do celular. Além disso, usando a tecnologia PWA, o app permite navegação através do navegador, sem baixar ou sem uma conexão de internet de alta velocidade.

Como citado anteriormente, o Laudelina reúne toda a legislação que protege a categoria das empregadas domésticas. Além disso, o aplicativo oferece, às usuárias, uma rede de contatos para que elas possam interagir entre si. Por fim, dentro da plataforma também é possível ter acesso às notícias relacionadas ao setor.

Situação da categoria no Brasil

De acordo com o Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, atualmente, no Brasil, são mais de 6,2, milhões de pessoas que trabalham como domésticas. O número se divide entre diaristas, babás, cuidadores e jardineiros. Ademais, o levantamento aponta que 92% são mulheres, tal percentual é equivalente a 5,7 milhões do total, sendo que, dessas, 3,9 milhões são negras.

Após dez anos da PEC das domésticas, que garantiu direitos como salário-maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros, a categoria ainda segue na busca por melhores condições de trabalho e para que seus direitos sejam cumpridos pelos empregadores.

A grande novidade da versão atualizada do Laudelina é o fato do aplicativo servir também como um canal de denúncias de casos de trabalho análogo à escravidão. O app está disponível na Play Store e na App Store.

Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil