Aplicativos de banco no celular: veja 5 truques de como protegê-los
Segurança financeira: confira estratégias essenciais para proteger os aplicativos de banco no celular em caso de roubo ou furto.
Em 2022, quase 1 milhão de aparelhos celulares foram roubados ou furtados no Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Nesse sentido, a prática recomendada é adotar estratégias de segurança para proteger os aplicativos de banco no celular.
Apesar de não existir um método totalmente imune a riscos, algumas funções podem dificultar o acesso de criminosos às contas bancárias da vítima que teve o celular levado. Confira a seguir alguns truques de segurança para proteger as finanças no celular!
5 dicas para proteger aplicativos de banco no celular
As dicas abaixo foram apuradas pelo UOL, que consultou o IDCiber (Instituto de Defesa Cibernética), o Ibsec (Instituto Brasileiro de Segurança Cibernética) e as empresas de cibersegurança Akamai e Appdome.
1. Defina uma senha de bloqueio para a tela
A tela de bloqueio, que entra em ação quando o celular está inativo, é reativada somente mediante a inserção de uma senha. A sugestão é optar por um código numérico ou alfanumérico, evitando utilizar o “padrão”, que consiste em senhas que conectam pontos na tela.
2. Crie uma pasta segura
Outra maneira de proteger os aplicativos de banco em seu dispositivo é atribuir a eles uma senha adicional. Uma forma de fazer isso é criando uma pasta segura, protegida por senha. Essa funcionalidade está disponível para dispositivos iOS e em parte dos modelos Android.
3. Esconda os aplicativos de banco no celular
Você pode manter um aplicativo bancário invisível na tela inicial ou na lista de aplicativos, tornando-o acessível apenas através da barra de pesquisa do dispositivo. O Android possui a função “Ocultar aplicativos” nas configurações, enquanto no iOS é necessário desativar a opção “Mostrar app na busca” para cada aplicativo.
4. Anote o IMEI em um lugar seguro
Caso ainda não conheça o número do IMEI, digite #06# no aplicativo de chamadas telefônicas. Após a discagem, aparece um código equivalente a um “CPF” exclusivo de cada smartphone.
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Então, armazene esse código em um local seguro e de fácil acesso. Com ele você pode entrar em contato com a operadora para bloquear o dispositivo em redes móveis e chamadas, dificultando ainda mais a ocorrência de fraudes em aplicativos de banco.
5. Limpe os dados
Em caso de roubo ou furto, é possível apagar remotamente os dados do celular. No entanto, isso é recomendado apenas se houver certeza de que não será possível recuperar o smartphone, pois o apagamento inclui senhas, fotos, vídeos, arquivos, documentos e todos os aplicativos.
Imagem: Tero Vesalainen / shutterstock.com