Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Gravar reuniões com chefes no trabalho é ilegal?

Diante de preocupações profissionais, podemos gravar reuniões com chefes sem o seu prévio consentimento? Entenda a resposta!

Diante de preocupações profissionais ou pessoais, muitos indivíduos podem considerar gravar uma reunião com seus superiores. No entanto, essa ação levanta questões legais e éticas. Podemos gravar reuniões com chefes sem o seu prévio consentimento?

Nesse contexto, o portal Terra buscou a resposta para essa pergunta com Maurício Nahas Borges, advogado e membro da Comissão Especial da Advocacia Trabalhista da OAB SP. Confira a seguir a explicação para o questionamento!

Afinal, o que diz a lei sobre gravar reuniões com chefes?

Mãos de um líder empresarial, executivo ou chefe em reunião com uma equipe de três pessoas em um ambiente de escritório.
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Conforme esclarece Maurício, a lei brasileira não proíbe de maneira explícita a gravação de reuniões com superiores, contanto que o indivíduo que realiza a gravação esteja presente e envolvido na conversa em questão.

A proteção ao sigilo das comunicações é garantida pela Constituição Federal, mas regulamentada pela Lei nº 9.296/96. A lei estabelece como crime a interceptação das comunicações sem autorização judicial, porém faz uma exceção para gravações feitas por um participante da conversa.

Além disso, Maurício também destaca que essas gravações podem ser utilizadas como provas em ações judiciais. No entanto, devem respeitar a privacidade das pessoas envolvidas.

Gravação não é ilegal, mas seu uso indevido pode ter consequências, diz especialista

Por outro lado, o especialista destaca que a eventual divulgação indevida dessas gravações pode levar a problemas jurídicos. Por exemplo, tal ação pode resultar em demissões por má conduta, justificada ou não, ou violações de segredos profissionais.

Nesse sentido, a divulgação do conteúdo gravado deve acontecer de acordo com a lei, especialmente se houver o uso da gravação como prova contra abusos como assédio moral ou sexual.

Veja também:

Corra! Moedas raras de R$ 150 podem estar circulando por aí. Confira se você tem uma!

Em síntese, gravar reuniões com os chefes não é ilegal, mas o uso indevido desse material pode levar a consequências legais. É, portanto, essencial atuar com ética e respeitar a lei ao usar essas gravações.

Imagem: fizkes / shutterstock.com