Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Usar aplicativos de venda no seu negócio é uma boa ideia?

A função dos aplicativos de venda é a mesma de um site de vendas, ou de um shopping 100% online.

Os aplicativos de venda são uma saída para quem considera pequeno demais o espaço que as redes sociais disponibilizam para venda. Dessa forma, com sentido de alavancar o seu negócio, colocar os seus produtos e serviços em um app de vendas pode ser uma opção interessante de crescimento. Mas será que realmente vale a pena? 

Os aplicativos de venda são plataformas destinadas ao tráfego pelo celular, que reúne produtos de diversas lojas. Em alguns casos, elas também vendem os seus próprios produtos. Em suma, a função do aplicativo de venda é a mesma de um site de vendas, ou de um shopping 100% online.

Estar presente em aplicativos de venda te permite ampliar o seu negócio. Dessa forma, você pode conquistar públicos que não encontraria se mantivesse os seus esforços apenas nos seu canais próprios. Além disso, o público que já compõe os clientes desse aplicativo pode conhecer a sua loja dessa forma, e passar a comprar os seus produtos.

Paralelo a isso, para quem compra costuma ser mais prático. Em poucos cliques, o cliente consegue filtrar os produtos, comparar as lojas, escolher e pagar. Entretanto, é importante considerar outros pontos sobre a questão. Tais como a concorrência com lojas parecidas, e as taxas cobradas pelas plataformas. Diante disso, confira abaixo se vale a pena investir em aplicativos de venda. 

Vantagens x desvantagens

Dentre as vantagens dos aplicativos de venda, está a visibilidade. Ou seja, você não vai depender somente do seu marketing, e dos seus canais para a sua loja ser vista pelo mundo. Ao colocar o seu negócio em um app, você aumenta a área de influência da sua empresa. 

Além disso, as plataformas dão mais retorno de vendas aos empresários. Esse fator é consequência da maior visibilidade da sua empresa. Além do mais, os aplicativos de venda dão credibilidade ao seu negócio. É dito isso, pois estar em uma plataforma conhecida e respeitada dá um maior status à sua empresa.

Por outro lado, existem algumas desvantagens de usar as plataformas. Antes de mais nada, é necessário levar em conta o custo, ou seja, o percentual que você vai ter que passar ao app, referente às vendas que você faz. Em suma, as tarifas podem reduzir o seu lucro, se não planejar bem o preço do produto. 

Além disso, é necessário levar em conta a dependência que os aplicativos de venda podem trazer. Ou seja, não é ideal manter essas plataformas como a sua única fonte de faturamento. Assim, os seus canais proprietários devem ser valorizados. 

Por fim, os aplicativos de venda trazem mais faturamento, entretanto você vai ter que lidar com a concorrência. Em suma, ao entrar no app, tanto você quanto outras lojas, podem estar vendendo o mesmo produto, da mesma marca, na mesma lista de busca. Ou seja, o desafio de se diferenciar e trazer o melhor custo-benefício é diário.

Afinal, usar aplicativos de venda no seu negócio é uma boa ideia?

Antes de tomar qualquer decisão, é necessário pesar os prós e contras dessa parceria com aplicativos de venda. Em suma, analise as plataformas, as taxas, as políticas de uso, e veja se há alguma que se encaixe no seu orçamento.

Além disso, procure analisar os preços dos concorrentes, some às taxas ao seu preço, e veja se é possível você ter um bom retorno. Se possível, converse com alguém que já usa esse meio de vendas, e veja qual a experiência da pessoa.

Por fim, ao entrar em uma plataforma de venda, não esqueça das suas origens: mantenha as suas redes sociais. Nada melhor do que ampliar a sua visibilidade, no maior número possível de plataformas. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Bro Crock / shutterstock.com