Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após 3 dias sem pagamentos, Caixa Tem volta a transferir o Bolsa Família; quem recebe hoje?

Devido ao feriado nacional na última sexta-feira (21), o Caixa Tem ficou sem repassar os valores por 3 dias. Entenda!

Hoje (24), a Caixa Econômica Federal (CEF) retorna com os pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio-gás no aplicativo Caixa Tem – disponível para Android e iOS. O calendário dos dois benefícios são os mesmos. Portanto, recebem os cidadãos com o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) 6. 

Devido ao feriado nacional na última sexta-feira (21), o Caixa Tem ficou sem repassar os valores por 3 dias. Nesses casos, geralmente a Caixa Econômica Federal (CEF) adianta o pagamento dos benefícios – o que não aconteceu dessa vez. 

De acordo com o calendário oficial, os beneficiários que recebem hoje deveriam ter recebido no dia 21. Ademais, cerca de 21 milhões de famílias vão receber o Bolsa Família. Já o Auxílio-gás se destinará a mais de 5 milhões de pessoas. 

Quem pode receber o Bolsa Família pelo Caixa Tem?

Para receber o Bolsa Família a família deve seguir todas as regras definidas pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Elas dizem respeito ao registro do Cadastro Único (CadÚnico), a renda per capita, a saúde e, por fim, a educação do ciclo familiar. Veja quais são:

  • CadÚnico: o registro deve estar atualizado;
  • Renda: cada integrante da família não pode ter a renda mensal superior a R$ 218;
  • Saúde: se houver gestante na família contemplada, ela deve fazer o acompanhamento pré-natal. Já as crianças de até 7 anos devem ter um acompanhamento nutricional. Além disso, todos devem estar com as vacinas do calendário nacional em dia;
  • Educação: as crianças de até 5 anos devem frequentar, pelo menos, 60% de suas aulas. Dos 6 anos até que se complete a maioridade, o estudante da família deve estar presente em, pelo menos, 75% das aulas. 

Quem pode receber o Auxílio-gás?

Neste mês, o Auxílio-gás teve um investimento de R$ 626,2 milhões e se destinará a 5,7 milhões famílias. A maior parte delas são nordestinas. A CEF possui alguns critérios para repassar o valor:

  • Famílias integradas por mulheres vítimas de violência doméstica;
  • Famílias com CadÚnico atualizado;
  • Famílias que recebem o Bolsa Família;
  • Famílias compostas por muitos integrantes;
  • Famílias com as menores rendas;
  • Famílias compostas por beneficiários do Benefício por Prestação Continuada (BPC) da Previdência Social.

Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com