Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após 42 anos, Volkswagen deixa de fabricar Gol

Com as novas regulamentações de emissões e segurança do Brasil, a Volkswagen deixará de fabricar os carros populares Gol e Voyage. Dessa forma, no lugar, a empresa irá investir no Polo Track, que pertence a mesma faixa de preço.

Mais de 8 milhões de unidades do Gol foram produzidas em 42 anos, sendo que 7 milhões foram comercializadas apenas no mercado brasileiro. Assim, o modelo foi o mais vendido por cerca de 20 anos. Já o Voyage, embora tenha tido interrupção de produção por alguns anos, no total, foram produzidas mais 1,5 milhão de unidades.

Contudo, quem possui um dos modelos, não precisa se preocupar, pois o serviço de reposição de peças permanecerá normalmente, pois há um acordo que determina que as montadoras ofereçam peças para troca pelo prazo de 10 anos para veículos que saem de linha.

Adequação às normas

De acordo com a Volkswagen, estes modelos que não serão mais vendidos não obedeciam às normas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Que fixa limites de emissão de gases poluentes por veículos com o intuito de assegurar a qualidade do ar nas grandes cidades brasileiras. Portanto, as regras passarão a valer a todas as novas vendas e registros a partir de 1º de janeiro de 2023.

Ademais, nem Gol, nem Voyage cumpriam os critérios determinados pela nova regulamentação de segurança, válida a partir de 2024. De modo que, a partir da data, todos os veículos 0 km deverão incluir equipamentos que atualmente são opcionais, como proteção contra impactos frontais.

Despedida do Gol

Por fim, como o Gol foi o modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado do mercado nacional, ele terá uma edição limitada de despedida, com somente mil unidades. Assim, a Volkswagen deve divulgar detalhes da comercialização ainda em novembro.

Em suma, a versão Gol Last Edition foi criada pelo time de Design da Volkswagen do Brasil e comandada por José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen na América do Sul.