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Após polêmica, restaurante famoso proíbe que garçons se ajoelhem para atender clientes

Prática era uma orientação para garçons e foi banida em todas as unidades a partir da data de hoje. Entenda a polêmica.

A rede de restaurantes Outback declarou hoje (23), em nota oficial, que está extinta a prática dos garçons se ajoelharem para atender aos clientes. A polêmica movimentou a Internet nesta semana, após a publicação no Tiktok da advogada Ana Beatriz Salgado, que declarou que se sentiu incomodada com a situação.

Segundo ela, ao ser atendida no Outback de São Luís (Maranhão), no dia 16 de março, ao questionar a garçonete o motivo de se ajoelhar no atendimento, soube que a situação tinha respaldo do famoso restaurante. Após isso, o Ministério Público do Trabalho do Maranhão recebeu denúncia sobre o procedimento.

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‘Isso é servidão’ – A #advogada Beatriz Salgado disse ter sido atendida de joelhos por uma funcionária de uma franquia do #Outback em SãoLuís, no Maranhão. O #MPT recebeu a denúncia e decidiu investigar o caso. Após a repercussão, a rede informou que a prática foi extinta #TiktokNotícias

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O que diz o Outback sobre os garçons se ajoelharem no atendimento

Em comentário à postagem da advogada, o perfil oficial do Outback declarou que não havia obrigação dos atendentes de se ajoelharem diante dos clientes. Contudo, a prática era recomendada, a fim de que se possa olhar os clientes na altura dos olhos. Segundo o restaurante, isso tornaria o atendimento mais receptivo.

Porém, após a repercussão negativa, o Outback extinguiu a prática em todas as 141 unidades do restaurante. A partir disso, a nova orientação é que nenhum garçom se ajoelhe ao realizar o atendimento às mesas.

Ainda segundo Ana Beatriz, após a publicação, ex-funcionários do Outback relataram que já tiveram os joelhos machucados pela prática. Outros clientes também apontaram o incômodo com a cena durante atendimento no restaurante.

Nota Oficial do Outback

“Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.

Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação.”

Imagem: Machina / Shutterstock.com