Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentadoria atrasada por 2 anos: veja por que você corre esse risco

De acordo com um relato dos advogados para a plataforma Tribuna Online, a plataforma pode atrasar em até 2 anos a liberação da aposentadoria.

Conseguir se aposentar é a grande prioridade da grande maioria dos brasileiros. Entretanto, muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter um atraso de 2 anos nas aposentadorias.

Isso acontece por conta das falhas no registro de informações necessárias na plataforma. Abaixo, confira os detalhes.

Por que a minha aposentadoria pode ter atraso?

Tanto os usuários segurados quanto os advogados destes relatam vivenciar problemas com a plataforma digital do INSS. O problema seria que as informações não são registradas corretamente. Com isso, o sistema pode demorar mais que o necessário para liberar o benefício da aposentadoria.

Exemplo do problema é o fato de que os usuários não conseguem atualizar os dados na plataforma do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). A plataforma registra informações sobre a entrada ou saída do segurado de um emprego, assim como faz o registro das contribuições à Previdência Social.

O que acontece é que, ao registrar as informações e salvar as mesmas, elas não permanecem na plataforma. Dessa forma, como o registro não pode ser feito de forma correta, o sistema aponta que não existem informações suficientes para liberar a aposentadoria.

O atraso é realmente de dois anos?

De acordo com um relato dos advogados para a plataforma Tribuna Online, a plataforma pode atrasar em até 2 anos a liberação da aposentadoria. E tudo isso se deve aos erros do aplicativo, em atualizar os dados dos segurados.

Além disso, outro problema bastante recorrente é que o site fica fora do ar seguidamente, inviabilizando ainda mais o trabalho dos profissionais.

Por isso, muitos dos profissionais e segurados escolhem por ingressar com uma ação na Justiça. Ou, ainda, ingressam com um pedido administrativo para conseguir mover o pedido de concessão. Caso contrário, segundo os entrevistados, o tempo de espera pode ser maior.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com