Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentadoria por idade: quais são as regras para solicitar atualmente?

Saiba como garantir sua tranquilidade na terceira idade: confira as regras atuais para solicitar a aposentadoria por idade no Brasil!

Atualmente, a aposentadoria por idade é uma das modalidades de aposentadoria mais comuns no Brasil. Com a crescente expectativa de vida da população, muitos trabalhadores aguardam ansiosamente o momento de se aposentar e usufruir dos benefícios previdenciários.

Com a reforma da Previdência, algumas mudanças foram feitas nas regras para aposentadoria. Uma das principais alterações diz respeito à idade mínima do contribuinte. No entanto, esses critérios foram modificados e tornaram-se mais rigorosos.

Com quantos anos posso me aposentar?

A partir de 2019, a idade mínima para aposentadoria passou a ser a regra mais importante. Para obter a aposentadoria por idade, é necessário ter no mínimo 61 anos e 6 meses no caso das mulheres, e 65 anos no caso dos homens. Além disso, o trabalhador precisa ter contribuído para a Previdência Social por pelo menos 180 meses, ou seja, 15 anos.

No entanto, para aqueles que entraram no Regime Geral de Previdência Social (trabalhadores de empresas privadas) após 12 de novembro de 2019, existe uma nova exigência de tempo mínimo de contribuição.

Para eles, além da idade mínima mencionada anteriormente, será necessário contribuir por pelo menos 20 anos para ter direito à aposentadoria por idade.

Cálculo da aposentadoria por idade

Entenda como é feito o cálculo da Aposentadoria por Idade após a Reforma da Previdência. A regra geral atual é a seguinte:

  • Somar todos os salários de contribuição corrigidos e, em seguida, dividir pelo número de meses de contribuições desde a implantação do Plano Real.
  • Aplicar o coeficiente correspondente, que é de 60% da média encontrada na primeira etapa, adicionado de 2% para cada ano de contribuição que exceda 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
  • Verificar se o valor encontrado na segunda etapa é maior ou menor do que o valor do salário mínimo vigente. Se for maior, a renda mensal inicial será esse valor. Caso contrário, a renda será igual ao salário mínimo.

É possível me aposentar antes do tempo minímo de contribuição?

Os segurados do INSS podem se aposentar antes de atingir a idade mínima, desde que tenham contribuído por um período determinado. O valor do benefício é proporcional ao tempo de contribuição, ou seja, quanto mais tempo de contribuição, maior será o valor recebido pelo aposentado.

Existem diversas formas de se conseguir a aposentadoria, variando de acordo com as particularidades de cada caso. Entre as opções estão a aposentadoria com fator previdenciário, a aposentadoria por idade com pedágio de 50%, a aposentadoria especial, entre outras.

Após cumprir esses requisitos, é necessário solicitar o benefício junto ao INSS e apresentar a documentação exigida para a sua concessão. É fundamental estar atento às regras em vigor e cumprir todas as exigências para garantir o direito à aposentadoria por tempo de contribuição.

Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com