Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentadoria por incapacidade: retorno ao trabalho pode afetar benefício?

Saiba como o retorno ao trabalho pode afetar a aposentadoria por incapacidade e entenda as possíveis consequências!

Antes de decidirem voltar à atividade profissional, é crucial compreender as normativas do INSS que podem afetar o recebimento de seus benefícios. Logo, o retorno ao trabalho pode afetar a aposentadoria por incapacidade, por exemplo?

Dessa forma, saiba mais informações a fim de esclarecer as principais dúvidas e ajudar na tomada de decisão informada. Continue a leitura para mais detalhes!

Trabalhadores que recebem aposentadoria por incapacidade podem voltar a trabalhar?

idosa com expressão de surpresa segura papel com uma mão e com a outra arruma os óculos. Do lado esquerdo está o logo da Previdência Social do INSS
Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Muitos aposentados podem não estar cientes, mas retornar ao mercado de trabalho pode implicar algumas mudanças significativas no recebimento de seus benefícios previdenciários. Segundo as normas do INSS, aposentados por idade, tempo de contribuição, por pontos ou pelas regras de transição, podem retornar ao trabalho sem perderem suas aposentadorias.

No entanto, as limitações se aplicam principalmente aos recebedores de aposentadoria por incapacidade permanente e os que são beneficiados pela aposentadoria especial. Nestes casos, o retorno à atividade laboral pode resultar na suspensão dos benefícios. As implicações quanto ao retorno ao trabalho são:

  • Continuidade da obrigatoriedade de contribuições ao INSS;
  • Impossibilidade de acumular duas aposentadorias simultaneamente;
  • Elegibilidade para benefícios como salário-família;
  • Acesso a serviços de reabilitação profissional, se necessário.

Como proceder para retornar ao trabalho sem surpresas?

É recomendável que antes de tomar a decisão de retornar ao trabalho, os aposentados procurem se informar sobre todas as implicações legais e administrativas. O INSS disponibiliza canais de atendimento e informações online, como site e aplicativo Meu INSS (Android, iOS), para que seja possível fazer uma escolha segura e consciente sobre o futuro profissional e financeiro.

Veja também:

Afinal, como sei se estou no primeiro lote da restituição do Imposto de Renda

Ademais, entre os serviços do órgão previdenciário voltados para reabilitação e auxílio, estão os seguintes procedimentos:

  1. Realização de perícia médica para determinar a capacidade laboral e tipo de benefício (temporário ou permanente);
  2. Dispensa de comparecimento presencial inicial para solicitação de auxílios ou reabilitação, sendo possível iniciar o processo via internet.

Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital