Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados e pensionistas têm até o próximo dia 30 para realizar a prova de vida

Não corra o risco de perder o benefício! Aposentados e pensionistas têm até o final deste mês para realizar a prova de vida do INSS. Confira!

Atenção beneficiários do INSS: segundo comunicado oficial, aproximadamente 5 mil servidores aposentados e pensionistas do estado do Espírito Santo devem ficar atentos ao prazo para realizar a prova de vida, que termina no próximo dia 30 de setembro.

Este é um procedimento obrigatório que visa garantir a segurança e a continuidade do pagamento dos benefícios previdenciários. Portanto, quem não fizer a prova de vida até a data limite estabelecida, poderá ter o benefício suspenso. Confira todos os detalhes a seguir.

Quem deve realizar a ação?

As informações são do IPAJM (Instituto de Previdência do Estado). Assim, os aposentados e pensionistas que completam mais um ano de vida entre maio e agosto, devem realizar a prova de vida. Se esse grupo não obedecer à determinação, o INSS pode cortar os benefícios.

Para realizar a prova de vida, os beneficiários devem acessar o site do IPAJM e seguir as orientações. Para o recadastramento, que acontece pessoalmente na agência do Banestes, é necessário ter em mãos um documento oficial com foto e o CPF. O processo é simples e rápido.

Idosa, representando aposentados e pensionistas, sentada em um sofá, enquanto usa o celular para fazer prova de vida do INSS.
Imagem: StockerThings / shutterstock.com

O que é a prova de vida?

A Prova de Vida é uma obrigatoriedade anual que garante que os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estejam vivos e, portanto, elegíveis para continuar recebendo seus benefícios previdenciários.

Essa medida busca evitar fraudes e garantir que apenas os beneficiários legítimos recebam os recursos.

Objetivo da prova de vida do INSS

A prova de vida do INSS tem o propósito de prevenir fraudes e assegurar que os beneficiários legítimos recebam os recursos públicos. Além disso, proporciona a chance de atualizar as informações cadastrais e manter o contato com o IPAJM.

Assim, é fundamental enfatizar que a responsabilidade pelo recadastramento é individual e não pode ser transferida a terceiros.

Veja também:

Confira 3 simpatias com folha de louro para você ter mais dinheiro

Assim, o IPAJM lembra que a prova de vida deve ser realizada anualmente, no mês de aniversário do beneficiário. Vale ressaltar que o órgão disponibilizou a lista com os nomes dos beneficiários que possuem pendências. Então, para acessar a relação de servidores aposentados que devem realizar o procedimento acesse este link. Já para conferir a relação de pensionistas que estão em pendência, clique aqui.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com