Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados podem ter isenção do IPTU 2023; veja como pedir!

Cada município pode criar regras específicas para liberar a isenção do IPTU 2023 para os aposentados e pensionistas.

Todos os anos, os brasileiros precisam arcar com vários impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em suma, ele é pago pelas prefeituras no início de cada ano. Entretanto, um direito que muitas pessoas não sabem é que os aposentados podem pedir a isenção do IPTU 2023. 

Inclusive, quem é pensionista e, até mesmo, beneficiário de renda mensal vitalícia paga pelo INSS e pelo Programa de Amparo Social do Idoso pode acessar o desconto. Sendo assim, se você se enquadra nessa condição, e não conhece esse benefício, confira abaixo todos os detalhes de como solicitar. 

Isenção do IPTU 2023

Embora seja possível parcelar o imposto, muitas famílias podem ter uma boa parte do orçamento comprometido. Diante disso, é fundamental saber como conseguir a isenção do IPTU 2023.

Em geral, cada município pode criar regras específicas para liberar o desconto para os aposentados e pensionistas. Ou seja, não é uma regra nacional de desconto. 

Atualmente, existem muitos municípios que ofertam a isenção do IPTU 2023 por diferentes razões. A primeira recomendação é procurar o contato junto à prefeitura do seu município para ver se ela oferta a isenção do imposto, e quais são os requisitos para tal. 

São Paulo conta com regras especiais

São Paulo é um exemplo de cidade que oferece isenção do IPTU 2023. Lá, a isenção do tributo para aposentados e pensionistas se destina aos segurados que se encaixam nestas regras:

  • ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia;
  • não ter mais de um imóvel no Brasil;
  • usar o imóvel como sua moradia;
  • ter um rendimento mensal que não ultrapasse 3 salários mínimos;
  • rendimento mensal entre 3 e 5 salários mínimos para ter acesso a uma isenção parcial;
  • o imóvel precisa fazer parte da lista de patrimônios do solicitante; 
  • e o valor do imóvel pode ser de até R$ 1.507.616,00.

Sendo assim, quem se encaixa nas regras citadas acima precisa apresentar o Requerimento Eletrônico de isenção do IPTU 2023. Ele está disponível por meio do Sistema de Isenção de Aposentados (SIIA), que consta neste link

Imagem: Tanoy1412 / shutterstock.com