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Aposentados têm até quinta-feira (30) para fazer o recadastramento; quem não fizer perderá o benefício

Prazo para recadastramento termina nesta quinta-feira (30).

Aposentados e pensionistas que fazem aniversário em novembro e recebem seus rendimentos através da Prefeitura de Belo Horizonte (BH) têm até esta quinta-feira (30), para fazer o recadastramento. Esse procedimento é necessário, sobretudo, para garantir o recebimento do benefício.

Dos 1.655 aposentados nascidos neste mês, 403, isto é, quase ¼, ainda não realizaram o procedimento. Portanto, caso não o façam no prazo estipulado, terão os seus salários suspensos até que o recadastramento seja devidamente realizado.

Nesse sentido, é preciso sempre levar em conta o período de fechamento da folha de pagamento. Ademais, o recadastramento dos aposentados é obrigatório e o objetivo é atualizar as informações cadastrais.

Recadastramento dos aposentados pode prevenir fraudes

Mulher idosa e homem idosos sentados lado a lado e olhando para a tela de um notebook.

Além de fazer uma atualização importante, o recadastramento também pode impedir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros. Sendo assim, este ano, o recadastramento está substituindo a comprovação de vida. 

Para realizá-lo, o aposentado ou pensionista deve dirigir-se a qualquer agência do Bradesco, banco conveniado à Prefeitura de BH, portando a documentação necessária. Contudo, ressaltamos que não é possível fazer esse procedimento através dos totens de autoatendimento do banco.

O que é necessário para o recadastramento?

Para realizar o procedimento, é preciso a apresentação de alguns documentos oficiais. Nesta lista, está incluído, documento oficial de identificação com foto, CPF e comprovante de residência atualizado, emitido nos últimos seis meses. 

No caso de pensionistas menores de 18 anos de idade, é necessário o comparecimento do responsável ou representante legal. Ao final do atendimento, é aconselhável pedir um comprovante de realização do recadastramento ao funcionário do banco.

E nos casos de impossibilidade de comparecimento?

Em situações de impossibilidade de comparecimento do beneficiário, como no caso dos acamados ou viagens ao exterior, o procedimento pode ser realizado por terceiros. Ainda assim, é importante ressaltar a necessidade de familiarização com o processo.

Atente-se lista de documentos para evitar os transtornos de uma possível suspensão dos salários, uma vez que o não cumprimento do recadastramento resulta nesta medida. O cronograma do recadastramento é organizado de acordo com a data de aniversário do beneficiário. 

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Este deve se dirigir à agência bancária a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Por fim, caso o aposentado ou pensionista não faça o recadastramento dentro do prazo previsto, ocorre a suspensão dos salários. Por outro lado, os pagamentos voltam a acontecer no mês seguinte após o cumprimento do recadastramento. 

Imagem: fizkes / shutterstock.com