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Apple ultrapassa Samsung na venda global de smartphones

Conforme dados preliminares divulgados pela International Data Corporation (IDC) para o 4º trimestre de 2023, a Apple liderou as vendas no mercado de smartphones, ultrapassando pela primeira vez a Samsung, que era a líder do mercado desde 2010.

No período analisado, a Apple representou 24,7% do mercado, com 80,5 milhões de unidades enviadas. Por outro lado, a Coreana Samsung fecha o quadrimestre com 53 milhões de unidades enviadas. No acumulado do ano, a Apple entregou 234,6 milhões de telefones, um crescimento de 3,7% em comparação com o ano anterior.

Uma gigante em desvantagem

Ambas as empresas possuem marcos importantes na história do mercado de telefones móveis, contudo neste ano a fabricante Sul Coreana perdeu um dos seus principais títulos. O relatório divulgado mostra que a Samsung entregou ao mercado 226,6 milhões de celulares durante 2023, um número 13,6% menor que o do ano anterior. Tais resultados culminaram na perda de sua participação dominante ante a Apple, passando a ocupar a segunda posição no mercado internacional.

Fachada de um prédio da Apple com logo de maçã da empresa.
Imagem: Pres Panayotov / shutterstock.com

Apesar da luta competitiva entre as duas gigantes, outras empresas também se destacam no mercado. A chinesa Xiaomi surge como terceira maior entregadora de smartphones, com 145,9 milhões de unidades durante o ano, mesmo com a queda de 4,7%. Outras chinesas que ganham espaço no top cinco são OPPO e Transsion, com fatias de mercado de 8,8% e 8,1%, respectivamente.

Desaceleração do mercado

Assim, de modo geral, o relatório divulgado indica que o volume de vendas de smartphones caiu 3,2% no ano passado. Esta queda representa o menor volume de vendas em uma década, com a marca de 1,17 bilhões de unidades vendidas. A Samsung sentiu mais expressivamente os efeitos desta desaceleração, com uma queda de 13,6% nos envios, totalizando 226,6 milhões de unidades.

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A tendência de consumo de aparelhos premium, oferecidos em sua maioria pela Apple, é apontada como um dos principais motivos para a mudança na liderança. Nabila Popal, diretora da pesquisa da IDC, também destacou outros fatores que contribuíram para este feito histórico da Apple, como “ofertas agressivas”, políticas de trocas e planos de financiamento sem juros, mesmo diante de desafios regulatórios e a crescente concorrência da Huawei na China.

Imagem: REUTERS / Dado Ruvic / Illustration