Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aprenda como pagar somente 35% da sua conta de luz!

Para ganhar o desconto na conta de luz, as famílias devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) se trata de um programa do Ministério da Cidadania, que disponibiliza descontos na conta de luz. Sendo assim, quem tem baixa renda pode acessar o benefício. E com a alta da inflação, pagar até 65% menos no boleto pode fazer a diferença no orçamento de muitas famílias.

Atualmente, o benefício atende em torno de 20 milhões de consumidores residenciais em todo o Brasil. Abaixo, confira todos os detalhes do benefício e veja se você tem como acessar o desconto na conta de luz.

Como pagar somente 35% da sua conta de luz?

Para participar do programa, as famílias devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal de até meio salário por integrante. Além disso, as pessoas que ganham o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também podem acessar o benefício.

Desde 2021, não é necessário fazer nenhum cadastro nas distribuidoras para ganhar o desconto. No final de 2021, o governo passou a escolher, de forma automática, os beneficiários que se encaixam nas regras de concessão do desconto na conta de luz.

Por outro lado, quem se encaixa nas regras de desconto na conta de luz, e ainda não faz parte da TSEE, pode ligar para o Ministério da Cidadania, e pedir mais informações. O contato é o 121.

Abaixo, confira qual é o desconto na conta de luz, conforme a origem da família e do seu consumo mensal:

Famílias inscritas no CadÚnico ou BPC

  • Consumo mensal de até 220 kWh: 10% de desconto;
  • Consumo mensal de 30 a 100 kWh: 40% de desconto;
  • Consumo mensal abaixo de 30kWh: 65% de desconto.

Famílias indígenas ou quilombolas

  • Consumo mensal entre 101 e 220 kWh
  • Consumo mensal entre 51 e 100 kWh: 40% de desconto;
  • Consumo mensal de até 50 kWh: 100% de desconto.