Arrependimento em compra na Black Friday: é possível devolver o produto?
Você conhece o que é o arrependimento de compras durante a Black Friday? Saiba mais sobre o que diz o Código de Defesa do Consumidor.
Após o final de semana da Black Friday, é possível que você e outros consumidores sintam algum tipo de arrependimento de terem feito alguma compra online. No entanto, saiba que, de acordo com o Código de Defesa ao Consumidor (CDC), é possível rever algumas compras.
De acordo com o CDC, todos os consumidores que realizam compra online têm o direito ao arrependimento. Assim, conforme o artigo 49, é possível realizar a devolução do produto após 7 dias depois de sua entrega, dando ao comprador a possibilidade de reflexão sobre a necessidade do produto.
Entenda como funciona o arrependimento em compras na Black Friday
Tanto na Black Friday quanto fora dela, é possível, sim, se apoiar na lei do arrependimento de compras. Por isso, todos os estabelecimentos são obrigados a te garantir a devolução sem custos, e te devolver integralmente o valor pago pelo produto.
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Para isso, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a empresa e comunicar sua intenção de devolução, podendo ser por telefone, e-mail, site ou aplicativo da loja. A empresa tem que facilitar essa comunicação e não pode, por exemplo, exigir um motivo para a devolução. Todos os valores pagos, inclusive possíveis taxas adicionais, devem ser reembolsados integralmente, caso solicite devolução pelo arrependimento das compras da Black Friday.
Além disso, o estorno do dinheiro acontecerá pela mesma via em que você realizou o pagamento. No entanto, pode-se variar o prazo para este processo, dependendo do método de pagamento e da instituição financeira.
E em caso de compras em lojas físicas?
No caso das compras em loja física, a norma de arrependimento nas compras para a Black Friday do CDC não se aplica. Porém, muitos estabelecimentos possuem suas próprias políticas de devolução e vale verificar essa possibilidade direto com a marca.
É importante entender como funciona cada tipo de política de devolução, principalmente para as compras feitas por impulso em lojas físicas. Por fim, assumir o problema, enfrentar a realidade e se conscientizar sobre as estratégias de marketing usadas pelas marcas é uma maneira de controlar futuras compras mal planejadas e lidar com o arrependimento das compras feitas durante a Black Friday.
Imagem: Reprodução/ Freepik