Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

As regras do saque-aniversário do FGTS já foram alteradas pelo governo Lula?

O ministro do Trabalho afirmou que o saque-aniversário do FGTS passaria por alterações. Confira se as regras já passaram por mudanças.

No começo do ano, o ministro do Trabalho Luiz Marinho afirmou que pretendia acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – modalidade que permite que o trabalhador saque uma quantia pré-determinada no mês de seu aniversário.

Assim, segundo Marinho, este tipo de saque é “irresponsável e criminoso”, já que retira a possibilidade do cidadão de sacar a quantia a que tem direito quando é demitido.

No entanto, neste mês de fevereiro, o ministro voltou atrás e afirmou que há chances do saque-aniversário não ser encerrado. Contudo, a modalidade sofrerá mudanças.

“Não descarto que acabe, podendo até ser mantido. Vamos decidir, não tem canetada. Eu acho um erro, mas estou aberto a refletir. Certamente mudanças haverá“, afirmou o ministro.

Mudanças

À vista disso, em março acontecerá uma reunião do Conselho Curador do FGTS, onde as possíveis mudanças do saque-aniversário serão debatidas.

Dessa forma, uma das possibilidades já divulgadas pelo ministro é que, mesmo se o trabalhador optar pelo saque-aniversário, caso venha a ser demitido, poderá realizar o saque-rescisão.

A mudança acontece porque, atualmente, se o cidadão opta pelo saque-aniversário deve aguardar dois anos para deixar a modalidade e ter acesso ao saque-rescisão.

Saque-aniversário do FGTS

Em síntese, o saque-aniversário do FGTS foi criado por meio da lei 13.932 de 2019 e permite que o trabalhador saque uma parte do FGTS anualmente, no mês do aniversário.

Dessa forma, segundo a Caixa Econômica Federal, até o momento, pelo menos 17,8 milhões de trabalhadores aderiram ao saque-aniversário.

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Para aderi-lo, o trabalhador conta com os seguintes meios: 

Por fim, vale destacar que não é possível sacar o valor todo que está disponível nas contas do fundo; o valor que o beneficiário poderá sacar varia entre 50% e 5% do FGTS, conforme o saldo que o trabalhador tem na conta, além da parcela adicional.

Empréstimo com os menores juros usando o saque-aniversário

Sabia que é possível usar o saque-aniversário para conseguir um empréstimo? Também chamada de Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

O Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.

O site também permite que você faça a simulação dos valores e prazos de empréstimo que melhor cabem no seu bolso. Clique aqui e confira!

Imagem: Etalbr / Shutterstock